Usar janela de alumínio ou PVC na sua obra? Conheça as diferenças para escolher!

Janela de alumínio ou PVC? A dúvida é bastante comum na hora de escolher o tipo de esquadria. Os dois modelos oferecem vantagens interessantes. Saiba mais!

Você acredita que janela de alumínio e de PVC é a mesma coisa? Na aparência, alumínio e PVC são bem parecidos, mas na prática a aplicação precisa levar em conta as necessidades de cada projeto. Qual modelo é o melhor para o seu caso?

Ao construir ou reformar, nos deparamos com uma série de dúvidas, o que é normal. O tipo de material e o design das janelas é uma daquelas questões que devemos ter bastante cuidado. Interferem diretamente na arquitetura do projeto e durabilidade do produto.

Usar janela de alumínio ou PVC? Continue lendo e descubra quais são as características e indicações de cada modelo. Faça a melhor escolha!

A janela de PVC

O PVC é um tipo de esquadria moderno e está em alta. Apesar de ser mais caro, comparado a outros modelos, como o de alumínio, é uma excelente escolha. Sua manutenção é praticamente zero.

A estrutura da esquadria é composta por cloreto de polivinil (PVC) – material rígido e resistente a impactos. Com perfis de aço em seu interior, oferece estabilidade dimensional e ótima resistência a deformações.

As janelas de PVC podem ser feitas sob medida ou encontradas prontas nas lojas do ramo em diversas cores. Existem modelos que simulam a madeira.

Vantagens da janela de PVC

Para fazer uma escolha certeira, é necessário conhecer as vantagens do produto. Então, fique atento às vantagens da janela de PVC:

  • Excelente desempenho térmico;
  • Excelente desempenho acústico;
  • Os modelos são leves;
  • Manutenção praticamente nula (apenas limpeza periódica);
  • Alta qualidade, resistência e durabilidade;
  • Ótima estabilidade dimensional;
  • Alto índice de vedação e estanqueidade.

A janela de alumínio

A janela de alumínio é o modelo mais popular entre os brasileiros. Seu custo e os benefícios são as suas principais atribuições. O preço não fica muito distante do modelo de PVC, no entanto, em algumas regiões do país a diferença pode ser considerável.

A estrutura desse tipo de esquadria consiste em peças unidas por parafusos e conexões. Seu acabamento é visualmente bonito, além de oferecer várias opções de desenhos e possibilidades de modelos sob medida.

Os acabamentos mais comuns para a janela de alumínio são: pintura eletrostática branca e em cores variadas; e anodização, em tons de prata, bronze e cinza.

Vantagens da janela de alumínio

Do mesmo modo que apresentamos as vantagens do modelo de PVC, listamos os pontos positivos da janela de alumínio. Confira:

  • Moldáveis a qualquer tamanho de esquadria;
  • Excelente resistência às intempéries;
  • Os modelos são leves;
  • Não enferrujam;
  • Aceitam a instalação de vidros duplos (isolamento acústico);
  • Podem ser instaladas em grandes vãos, como nas varandas e fachadas;
  • São extremamente fortes e duráveis;
  • Manutenção praticamente nula (apenas limpeza periódica);
  • Alto índice de vedação e estanqueidade.

Janela de alumínio X Janela de PVC: faça sua escolha!

Pelo o que você leu até aqui, já é possível escolher o melhor modelo? Vai levar a janela de alumínio ou de PVC? Nós lhe damos mais uma forcinha para escolher, pois as vantagens de ambos são bem interessantes.

Em se tratando de valores, hoje, existe diferença entre os materiais. Como citamos, os preços variam entre as regiões, podendo ser o modelo de PVC, um pouco mais caro. Então, a escolha deve mesmo levar em consideração a localização da sua residência e o tipo de arquitetura da obra. Para projetos que exigem mais marcação dos perfis, o melhor é o PVC. Já para casas modernas, num estilo minimalista, onde se faz necessário o uso de pouca marcação, o Alumínio impera absoluto.

Esperamos que você escolha o modelo ideal para o seu projeto.

 

Quer mais dicas para a sua obra? A empresa Agimax é associada ao Núcleo Home e pode contribuir de forma especial com a sua obra, com produtos, garantia e qualidade indiscutível.