Quarto sob medida para casal: como projetar de forma prática

Para ter um quarto sob medida para casal confortável, bonito e funcional, é necessário considerar elementos que fazem a diferença. Descubra quais são eles!

Um quarto sob medida para casal deve ter, obviamente, espaços projetados para duas pessoas aproveitarem ao máximo o que ele oferece. O ambiente planejado precisa oferecer conforto, sem esquecer do romantismo.

Projetar um quarto sob medida prático é ilustrar a personalidade e o gosto do casal. Cada detalhe pode contar um pouco sobre o que a história e o relacionamento do casal representam.

Que tal um quarto de casal projetado do jeitinho que os dois desejam? Descubra agora como criar um espaço prático para o dia a dia. Continue lendo!

A decoração do quarto sob medida

A palavra-chave para a decoração do quarto sob medida é: harmonia! Os elementos e acessórios do ambiente precisam estar em harmonia. Crie espaços e disposições que favoreçam a comodidade e o conforto do casal.

Uma dica que sempre funciona é utilizar cores neutras que costumam agradar aos dois. Se quiserem mais cores, o recomendado é usar um ponto de destaque. Esse ponto pode ser um tapete, a cabeceira da cama, uma das paredes ou outros objetos, como um quadro bem bonito.

Os móveis para o quarto sob medida

Se o quarto é planejado, os móveis também precisam seguir a mesma linha de pensamento. Com móveis feitos sob medida, o casal pode personalizar o quarto de acordo com a área disponível. Além disso, as peças se adaptam às necessidades do casal, sem perder nada em conforto.

O primeiro passo é escolher a cama, peça essencial para o descanso. Em seguida, pode-se fazer gaveteiros ou nichos embaixo da cama. A medida vai otimizar o espaço e garantir mais organização ao ambiente. Do mesmo modo, é necessário pensar em roupeiro funcional, que aproveite gavetas, divisórias internas e tenha ao menos uma das portas com espelho.

Dica 01 : invista em uma bela composição de criado-mudo e cabeceira de cama. Não precisa ser um criado-mudo grande, mas que tenha gavetas ou prateleiras para que o casal aproveite melhor o espaço.

Dica 02: no caso de investimentos maiores, considere usar camas com mais de uma função. Existem modelos que viram armários ou sofá-cama.

O closet

O closet é um dos ambientes mais valorizados atualmente. Para quem tem espaço e deseja criar um closet no quarto sob medida para casal, o melhor é dividi-lo em dois lados: “um para você, um para mim”. É questão de praticidade, assim como funciona em um roupeiro. As roupas e calçados da mulher de um lado e as peças do homem do outro.

Para que esse local dentro do quarto sob medida funcione direitinho, é preciso seguir algumas dicas:

  • O closet vai ser aberto ou fechado? O casal decide se prefere as peças expostas ou não;
  • Considerem altura e profundidade das prateleiras para os sapatos;
  • Escolham puxadores bonitos e de qualidade;
  • Uma boa iluminação no closet faz muita diferença;
  • Use espelhos para se olharem e ainda ganhar em sensação de amplitude.

A televisão

Casais que não dispensam uma boa televisão no quarto, devem colocá-la em um painel ou instalar o aparelho diretamente na parede e de frente para a cama. Logo abaixo, uma prateleira ou rack servirá para receber os equipamentos complementares, como o controle ou o aparelho da TV por assinatura.

A iluminação do quarto sob medida

A iluminação é um ponto decisivo para um quarto sob medida aconchegante, acolhedor e funcional. Prefira modelos de lâmpadas que não sejam tão fortes, pois a sensação no quarto deve ser de calmaria. No caso de ter o hábito da leitura antes de dormir, o casal pode usar luminárias com facho direcional.

Outra medida para a comodidade do casal é projetar os interruptores em mais de um lugar. Na entrada do quarto e na cabeceira da cama, eles não podem faltar.

Parede atrás da cama

O quarto sob medida do casal merece uma parede atrás da cama bem planejada e com destaque. Neste espaço, vale usar painéis de madeira com iluminação para valorizar o ambiente e aproveitá-los como cabeceira ou apoio para livros e quadros.

Quando for possível, acrescentar um nicho embutido de alvenaria, será útil para que objetos permaneçam em locais bem próximos. Além disso, a peça vira um elemento decorativo.

Para projetar um quarto sob medida de forma prática, basta seguir as nossas dicas e apostar no seu bom gosto. Escolha as cores, móveis e demais elementos de acordo com o que os dois mais curtem juntos.

Gostou das dicas? A empresa Chico Móveis é especialista em móveis sob medida e pode ajudar você a projetar o seu com tudo que ele merece e precisa. A Chico Móveis é associada ao Núcleo Home, clique aqui e conheça mais do trabalho da empresa!