Porta de vidro

Uma porta de vidro linda é a peça certa para completar o sonho de muitas pessoas! Mas, será que ela pode ser usada em qualquer lugar? Sim ou não? Saiba agora!

Em alta nos projetos residenciais mais bonitos, a porta de vidro é uma tentação para os nossos olhos! Por sua versatilidade e visual mais clean, acredita-se que ela possa ser utilizada em qualquer lugar da casa. Porém, não é bem assim que a “banda toca”. Existem ambientes em que você consegue explorar ao máximo a beleza da peça, e outros que não costumam render um visual tão bacana assim.

A beleza de uma porta de vidro bem feita é indiscutível! O lance aqui é você usar de forma assertiva no seu projeto e garantir o sucesso da obra. Quer saber como? Então, continue lendo e descubra no conteúdo que preparamos especialmente para o assunto: porta de vidro.

Onde usar a porta de vidro

Aposto que você já pensou, ou conhece alguém que tenha lhe contado a seguinte situação: “é só colocar uma porta de vidro que vai ficar show”! Muita calma nessa hora. Os ambientes mais indicados para receber uma porta de vidro maravilhosa são esses abaixo, confira:

  • Sala de estar;
  • Salas integradas a varandas e sacadas;
  • Salas integradas a área gourmet ou churrasqueira;
  • Sala de jantar integrada ao living;
  • Portas externas (desde que o vidro bloqueie a visão de quem está do lado externo, ex.: vidro espelhado ou fumê).

No caso de você querer aproveitar a luminosidade para o melhor uso de alguns ambientes, como cozinha, lavanderias, varanda e closet, a melhor alternativa é a porta de vidro translúcida ou transparente.

Onde NÃO usar a porta de vidro

Do mesmo modo que existem os melhores lugares para usar a porta de vidro, há cômodos da casa que não ficam nada bem. Veja quais são:

  • Entrada/saída de banheiros (se quiser, pode usar no box);
  • Lavabos;
  • Quartos;
  • Home office (se você quiser mais privacidade).

Sabe o que esses cômodos têm em comum? Exigem mais privacidade e uma acústica diferente.

Criatividade a serviço da estética

Como você sabe, uma porta de vidro pode melhorar bastante a estética do lugar. Portas adesivadas, por exemplo, são excelentes para a decoração. O cuidado fica por conta de não se cometerem excessos e deixar a porta chamar mais atenção do que todo o restante da decoração.

Para quem deseja algo diferente, como “cair fora” da transparência, esses modelos de porta ficam muito bem. E tem ainda, a opção de escrever algo no vidro, como frases motivadoras ou os ingredientes da sua comida preferida na cozinha.

A neutralidade do vidro e a sensação de amplitude que ele transmite, também são fortes aliados para deixar a sua decoração perfeita. Gosta do estilo moderno? Então, fique à vontade!

Os materiais da porta de vidro

Definir o tipo de material para a sua porta de vidro envolve o lugar do cômodo, ocorrências de ventos e a área total. Para portas que servirão como divisórias internas, indicamos o uso de vidros com 8 mm de espessura. O modelo é mais resistente do que o de janelas convencionais usadas em casas.

O crescimento e evolução do segmento de vidro abriu boas possibilidades e fez com que o material também conquistasse funções termoacústicas. Você pode, por exemplo, investir em uma porta de vidro para a sua sala de estar, sem ficar preocupado com o barulho da televisão. O material? Vidro duplo — fabricado com duas camadas de vidros separados por uma câmara de ar.

Já na parte externa, que não é tão comum assim receber porta de vidro, você pode usar modelos com texturas ou mais foscos. Há portas no mercado com variações de cores e que combinam com os diferentes estilos, como aqueles de cor esverdeada ou o fumê.

Outros modelos que estão em alta e você pode optar são: laminado, jateado, quadrato e pontilhado e cristal.

 

A porta de vidro é quase uma peça curinga dos projetos mais bonitos! Existem modelos de correr, abrir, pivotante, entre outros. O que vale é a qualidade, beleza e segurança. Além disso, antes de escolher, considere o espaço disponível e a disposição dos móveis e decoração. Combine tudo para ficar lindo!