Pintura de interiores, quais cores são as mais indicadas?

Escolher as cores para a pintura de interiores é uma tarefa bastante prazerosa, mas que gera muitas dúvidas. Saiba como escolher direitinho em cada ambiente.

Você chega na loja de tintas, olha para a paleta de cores e fica ainda mais confuso para decidir como será a pintura de interiores da sua casa ou apartamento, não é mesmo? Ajudaria muito se tivesse alguém que para auxiliar você a escolher entre tantas boas opções.

O objetivo deste conteúdo é justamente ajudá-lo a definir as cores para os ambientes internos da sua casa. Continue a leitura e acerte em cheio nas suas escolhas.

Pintura de interiores: ambientes

A sala de estar não precisa ter as mesmas cores do quarto e nem o hall de entrada receber a mesma tonalidade da cozinha ou de outros cômodos da casa. Então, você pode “viajar nas cores” e escolher mais de uma para a pintura de interiores.

Sala de estar

A sala de estar é um dos lugares mais cobiçados da casa, com certeza. Por ali, você relaxa, assiste a um bom filme, reúne a família e recebe os amigos. Então, precisa de conforto e aconchego para que todos sintam-se à vontade.

Prefira tons neutros, como o champagne e o bege. Eles são neutros, mas também são quentes na medida certa para oferecer o conforto que as pessoas merecem. Se quiser ousar um pouco mais, experimente o tom conhaque.

Hall de entrada

O hall de entrada é o seu cartão de visitas. Portanto, pense na impressão que você quer passar logo na entrada da sua casa. Uma ótima dica é usar cores, como cinza claro ou pêssego, em contraste com o rodapé e roda-teto na cor branca.

Essas opções para pintura de interiores são super bonitas e deixam uma boa vibração.

Quarto

O quarto é um lugar íntimo e merece atenção especial. As cores nas paredes e até na decoração podem influenciar nas boas noites de sono. Prefira os tons claros e suaves, já que as cores fortes tem o poder de estimular os olhos e dificultar o sono e relaxamento.

Branco, azul claro, rosa claro e outras cores suaves são boas opções. A neutralidade delas também permite que você crie vários tipos de decoração.

Home office

O home office é um lugar cada vez mais comum em casas e apartamentos. Aquele espaço que serve como escritório no seu lar ganhou atenção especial no mundo décor.

As cores do seu home office vão depender do seu ramo de atividade. Trabalhos que pedem criatividade combinam com cores vibrantes, como o amarelo e o laranja. Não precisa pintar todas as paredes com essas cores, apenas uma já é estimulante.

No caso de tarefas mais metódicas e que exijam muita concentração, as nuances frias e claras de azul lhe deixam relaxado para que você pense com calma e seja assertivo.

Banheiro

O banheiro também é um lugar íntimo e sugere momentos de relaxamento. Use tons claros, como o pastel, verde, azul, rosa ou o sempre certeiro, branco.

Cores suaves ajudarão a renovar as suas energias no final do dia, do mesmo que poderão tornar as manhãs mais alegres. O verde claro e o branco, por exemplo, relacionam-se com a pureza, limpeza e boa iluminação, promovendo até mesmo uma aparência de spa.

Cozinha

A cozinha é outro espaço que permite uma “viagem” um pouco maior na escolha das cores para pintura de interiores. O vermelho e o amarelo deixam o ambiente vibrante e as suas visitas ansiosas pela refeição que está sendo preparada. No entanto, é recomendado não exagerar em tonalidades muito quentes que podem reforçar as chances de acidentes.

Em contrapartida, se quiser apostar no branco, ele é ótimo para exaltar a limpeza da sua cozinha. Se deseja destacar outras peças ou seus pratos deliciosos, a cor branca é a mais indicada, já que não vai dividir as atenções com esses elementos.

As cores para a pintura de interiores mais requisitadas e certeiras estão aí para lhe ajudar. Agora é com você! E continue acompanhando as dicas aqui em nosso blog!