Mármore para cozinha: qual o tipo mais indicado?

Mármore para cozinha é mesmo a melhor opção para esse ambiente da sua casa? Entenda!

Nós adoramos falar deste espaço: a cozinha! Tanto que o conteúdo de hoje trata sobre uma peça que causa bastante dúvidas na hora de escolher: o mármore para cozinha! Mas, espera aí! Será que o mármore é mesmo a melhor escolha para sua cozinha, ou será que a peça que você procura é o granito?

A confusão é bastante comum, portanto, saiba que você não está sozinho nessa jornada pelo mármore para cozinha, digo, granito, perfeito. Estamos com você e tantas outras pessoas para explicar as diferenças e indicar os melhores tipos de pedras para a sua sua cozinha. Vamos lá!

Mármore para cozinha ou granito?

O mármore é formado por calcário e outros minérios. Por ser uma rocha metamórfica e homogênea, é bastante resistente a riscos, impactos, desgaste e tráfego. Em contrapartida, é sensível a produtos de limpeza e alimentos ácidos. Mas, antes de achar que não é nada bom limpar o mármore, temos uma boa notícia: a manutenção e a limpeza em outros ambientes são fáceis, basta um pano úmido ou uma escova macia, sabão neutro e água. Pronto!

Por sua vez, o granito é formado por três materiais: mica, feldspato e quartzo. O que isso significa para a sua cozinha? Quer dizer que o granito é bem mais duro, resistente e menos poroso que o mármore (que risca com mais facilidade). O granito, além de esbanjar impermeabilidade e praticidade, apresenta o melhor custo-benefício do mercado. É um dos queridinhos dos arquitetos para a cozinha.

Então, apesar do mármore ser um material incrível para outros ambientes internos, como pisos e paredes e também para mesas, banquetas e outros tipos de móveis, não é tão indicado assim para a cozinha. Por ser mais poroso, ele absorve gordura, é menos resistente ao ácido, adquire manchas e pode perder o brilho com produtos que usamos na preparação dos alimentos.

Levando tudo isso em conta — mesmo que o mármore seja, muitas vezes, mais bonito — é que entendemos que a sua busca quer dizer o seguinte: sai o “mármore para cozinha” e entra o “granito para cozinha”. Veja quais são os tipos mais indicados:

Preto

O preto é aquela cor que atende aos diferentes desejos. Combina muito bem na cozinha mais tradicional em companhia de balcões brancos. Por outro lado, em cozinhas com uma pegada mais moderna, fica muito bacana com peças metalizadas, como o inox.

Preto São Gabriel

O granito Preto São Gabriel combina com várias cores de revestimentos e móveis. Se você gosta de bege, branco, tons amadeirados claros ou escuros, esse modelo é facilmente utilizado. A composição fica clássica e elegante!

Café Imperial

Sofisticação, status e aquele ar um pouco mais quente à decoração! O granito na cor Café Imperial combina com madeiras escuras e peças em metal.

Branco Polar

O fundo desta peça é mais branco, no entanto, conta com machinhas pretas espaçadas que vão aparecendo ao longo da pedra. O efeito clean e minimalista, garantido pela valorização da bancada ou do piso, é o que você vai alcançar com a alternativa Branco Polar.

Cinza Andorinha

O tom cinza, predominante com seus pigmentos pretos espalhados de forma uniforme na superfície, é uma excelente alternativa para quem deseja uma cozinha mais clássica. O visual fica discreto e neutro.

Como você acabou de ler, mármore para cozinha pode ser usado, porém, existem muitas ressalvas. Por isso, indicamos como a melhor opção para bancadas e pias, o granito. Deixe o mármore para outros ambientes que não sofram tanto com gordura, umidade e produtos de limpeza, certo?