Infiltração

Que a infiltração é uma tremenda dor de cabeça, isso você já sabe! Mas, quais são as causas desse problema, arrisca dizer? Conheça-os e saiba como evitá-los.

Infiltração em residências: será que a sua casa está fora de perigo? Você está certo, disso? Bem, não é uma pergunta do Sílvio, mas é tão importante quanto aquelas em que ele fazia no seu programa de perguntas e respostas que valiam dinheiro. Sabe por quê? Porque você pode estar correndo o risco de perder valores significativos com a infiltração na sua obra.

Para lhe dar mais segurança quanto à execução da obra, preparamos um conteúdo com informações valiosas sobre as principais causas da infiltração em residências. Apresentamos ainda, formas de eliminar este problema, caso ele já faça parte da sua casa. Continue lendo, ok?

Infiltração e suas consequências

Todo mundo sabe ou, pelo menos, tem ideia do que seja uma infiltração, certo? No entanto, vale lembrar que ela significa que a água da chuva ou do próprio encanamento esteja percorrendo caminhos ou desvios que não deveriam.

As consequências podem ser manchas permanentes de umidade, mofo e fungos. Se não for solucionada de maneira rápida e eficiente, a infiltração pode causar sérios problemas no visual e, principalmente, na estrutura da casa. O problema compromete a segurança de seus moradores.

Causas da infiltração

As principais causas da infiltração em obras residenciais têm dois motivos: falha na execução do projeto ou deterioração dos materiais. Veja porque eles acontecem:

  • Falhas na execução do projeto: impermeabilização deficiente das lajes, paredes e pisos, instalação errada ou má vedação de portas e janelas, tubos e conexões mal instaladas, materiais de baixa qualidade e descaso por parte da construtora ou de seus funcionários;
  •  Deterioração dos materiais: ações do tempo, falta de manutenção e cuidado por parte dos moradores e baixa qualidade dos materiais.

Portanto, é indispensável que o planejamento da obra seja cumprido à risca, e a execução e os materiais sejam de qualidade. Além disso, seguir um plano de manutenção também é recomendado para evitar problemas de infiltração no futuro.

Como eliminar a infiltração

No caso de a infiltração já ser uma realidade aí na sua residência, é preciso agir rapidamente. Primeiro, são identificadas as causas e, em seguida, feito o plano para eliminar o problema. Se a infiltração for na laje, a solução pode ser a troca da manta asfáltica antiga e do revestimento superior. Deste modo, é possível se fazer uma nova impermeabilização com uma empresa de credibilidade no mercado. Por outro lado, havendo problemas nos pisos e paredes, existe a possibilidade de ter que quebrar a base das paredes até a fundação e aplicar produtos impermeabilizantes.

Agora, se a causa estiver nos canos, é necessário verificar o local afetado para uma avaliação mais precisa. O vazamento pode estar na junção ou no “corpo” dos canos, representando uma fissura, buraco, entre outros problemas visualmente perceptíveis.

 

Então, como você deve ter percebido, é bem melhor prestar atenção durante a execução do projeto do que quebrar pisos e paredes, não é mesmo? O acompanhamento da obra e a compra de materiais de qualidade vão evitar muitas dores de cabeça. E elas certamente surgiriam com problemas de infiltração. Fique atento!

Para prevenir esse tipo de situação, a melhor dica é utilizar os serviços de uma empresa especializada em impermeabilização durante a sua obra. A Impercordia, associada ao Núcleo Home, realiza impermeabilizações em lajes, portas e janelas, caixas d’água, piscinas, paredes internas e externa, entre outros. A empresa é eficiente, só trabalha com produtos de alta qualidade, com garantia de aplicação de 5 anos e de acordo com as necessidades de cada projeto!