Iluminação para jardim, como fazer do jeito certo

A iluminação para jardim gera muitas dúvidas: que lâmpadas escolher? Como instalar a parte elétrica? LED é bom? Descubra essas e outras respostas!

Quando o sol se esconde, é a vez das luzes artificias tomarem conta dos jardins. Imponentes, esses lugares ganham cada vez mais importância nos projetos de casas. A iluminação para jardim tem o papel de torná-lo mais bonito, requintado e luxuoso.

Grandiosos ou em tamanhos reduzidos, todos os jardins tem o seu charme. Se tiverem a iluminação certa, não há dúvidas de que o encanto será ainda maior.

Para saber como ter a iluminação para jardim perfeita, continue lendo o texto que preparamos para você que adora este assunto.

Defina o seu objetivo

Bem, sabemos que deixar o lugar mais bonito é um dos seus grandes objetivos. No entanto, você precisa saber se a criação do jardim e sua iluminação são apenas para fins estéticos. Por exemplo, se tiver uma mesa próxima da piscina e você adora fazer refeições e tomar um chopp por ali, priorizá-la é uma boa dica.

Se quiser destacar algumas plantas em especial, o uso de luminárias direcionadas paras elas irão valorizá-las. Essa técnica é chamada de up light, onde uma luminária é embutida na terra e faz a iluminação de cima para baixo.

Procure saber qual é o clima que você deseja criar no espaço, pois a temperatura de cor das lâmpadas influenciam diretamente nesse quesito.

Sistema elétrico

Da mesma forma que a parte elétrica é essencial para o funcionamento correto da iluminação em qualquer ambiente, no jardim também é preciso ficar atento. Tudo deve estar em dia para evitar acidentes e não prejudicar as plantas.

Prefira lâmpadas de LED ou um sistema de iluminação por fibra ótica. As duas opções não transmitem calor para as plantas e são mais seguras contra choques e queimaduras. Além disso, você sai ganhando com a economia de energia.

A instalação e distribuição das lâmpadas também vai depender do que se quer alcançar. O efeito de sombras e vultos, conhecido por backlight ou “efeito selva”, pode ser alcançado com as luminárias entre a vegetação. Já a iluminação de todo o jardim de forma uniforme, pode ser feita com as instalações de postes e refletores.

Importante: cuide o tipo de fiação que será usada. Ela precisa estar de acordo com às cargas de cada circuito e à soma de potências que serão admitidas. Em caso de fios mal protegidos, os riscos de acidentes com pessoas e animais de estimação aumenta consideravelmente. Sem contar no desgaste.

As luzes e a iluminação para jardim

Antes de escolher as luzes que estarão no seu jardim, é preciso que você saiba quais objetos e plantas devem receber mais destaque. Ou como já citamos, nos casos das atenções estarem voltadas para o jardim por completo, o contexto muda um pouco.

Para destacar flores, árvores e arbustos, os melhores itens são os spots de chão ou luminárias pequenas que também podem ser presas ao gramado ou mesmo no piso. As peças permitem que a iluminação seja direcionada para o local (ou objeto) que você queira que seja destacado.

Em jardins que possuem escada ou o acesso para a área externa da casa seja feito por uma, os spots de chão também ficam muito bonitos. Ao serem acoplados diretamente nos degraus ou em locais estratégicos, garantem mais segurança para quem circular por ali.

Uma tendência é utilizar a iluminação em paredes, formando painéis geométricos somente com a sombra e fachos de luz.

Xô insetos

Não é só uma lâmpada moderna e bonita. Uma lâmpada de LED atrai menos insetos do que os modelos incandescentes, fluorescentes compactos e globos de halogéneo. Se forem de cores quentes, a atração por parte dos insetos só cai.

No combate aos irritantes bichos, existe ainda uma opção de lâmpada “anti-insetos”, que são ideais para lugares onde elas ficam acesas por muito tempo durante a noite.

Faça a festa

Eventos em jardins costumam ser maravilhosos. Casamentos, aniversários ou festas temáticas podem receber tochas com fogo e outros acessórios do seu gosto.

Uma dica super bacana é distribuir pequenas gaiolas com velas para criar uma iluminação para jardim delicada e cheia de charme.

Gostou do conteúdo sobre iluminação para jardim? Esperamos que o seu espaço lá fora fique lindo. Aproveita para ler os demais conteúdos do nosso blog!