Iluminação de Natal

Confira as dicas e os cuidados que você deve tomar na hora de escolher e instalar a sua iluminação de Natal.

Não tem jeito, você pode criar os arranjos mais bonitos, fazer a decoração mais inspiradora e enfeitar a árvore da sala com todos os acessórios. É a iluminação de Natal que vai dar aquele brilho encantador, concorda?

Neste conteúdo cheio de luz e com dicas especiais para a sua iluminação de Natal, você vai aprender ainda sobre os cuidados necessários na hora de instalar os enfeites. Afinal, a data é para ser celebrada e não se transformar em uma tremenda dor de cabeça, não é mesmo?

Leia as nossas dicas para o uso dos famosos pisca-piscas, velas e outros produtos para as áreas internas e externas.

Começamos pelos pisca-piscas

Entre os elementos mais conhecidos da decoração de Natal, os pisca-piscas podem ser usados de diversas maneiras. Sozinhos ou em meio a outros enfeites, eles fazem nossos olhos brilharem. Confira as dicas:

  • Na decoração interna: na sala de estar ou de jantar, ao redor das janelas, portas ou no chão, os pisca-piscas ou cordões de iluminação dão um toque especial à iluminação de Natal. Experimente aí na sua casa! E o melhor, depois do Natal, você pode reaproveitar alguns pisca-piscas na cabeceira da cama, em espelhos ou mesmo no seu jardim;
  • No lado externo: casas e apartamentos ficam lindos com uma iluminação de Natal externa. Para tanto, você pode instalar tubos com luzes na fachada e acrescentar uma cascata de luzes nos vãos internos das janelas. Com criatividade e dedicação, o ambiente fica lindo!
  • Na sua árvore de Natal: tradicionalmente parte da árvore de Natal da família, os pisca-piscas podem ser na cor branca ou coloridos. A definição depende do restante da decoração! Na hora de comprar os pisca-piscas, considere o tamanho da sua árvore e os tipos de enfeites que vai incluir. E não esqueça de instalar primeiro os pisca-piscas, ok?

As velas de Natal

Elas representam paz e luz! Além disso, as velas são capazes de deixar a iluminação de Natal mais bonita e aconchegante. Você pode optar entre as velas pequenas ou compridas, mais grossas ou finas.

As velas costumam enfeitar o centro da mesa, coroas do Advento, castiçais ou ficarem em porta-velas temáticos. As cores que melhor combinam com o tema de Natal são o vermelho, roxo, dourado e prata.

Iluminação de Natal com elementos decorativos

Iluminação de Natal definida, é hora de complementar a decoração com novos elementos. Use guirlandas na porta de entrada, pequenas renas decorativas ao centro da mesa, jogos americanos ou toalhas temáticas e os arranjos mais bonitos que você vai combinar com o restante da decoração.

Cuidados para instalar a sua iluminação de Natal

Como falamos no início do texto, além do desejo de uma iluminação de Natal mais bonita, é preciso tomar alguns cuidados na hora da instalação. No caso dos pisca-piscas, observe se eles possuem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Neste caso, eles têm os fios cobertos e isolados, podem ou não ser usados fora de casa, vir com lâmpadas sobressalentes e com fusíveis — para não causarem acidentes.

Há casos em que o preço baixo das luzes de Natal chamam a atenção, entretanto, não pode ser o fator determinante. É necessário avaliar a qualidade e as garantias do fabricante.

Uma dica para economizar e ainda obter um produto de qualidade é a escolha por lâmpadas de LED. 

 

Ao seguir as nossas dicas e os cuidados na hora de comprar e instalar a sua iluminação de Natal, temos certeza de que você vai criar um ambiente maravilhoso. Porém, em caso de dúvidas quanto à parte elétrica da sua casa, não deixe de pedir apoio a um profissional da área.