Falta de conforto em casa? Veja como resolver!

Ninguém merece chegar em casa e não ter o mínimo de conforto para descansar! Saiba como ter uma casa aconchegante e resolver a falta de conforto.

Chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho, tirar a roupa que você usou o dia todo e tomar aquele banho relaxante. Sem dúvidas, esse é um dos momentos de maior prazer na vida de quem trabalha fora de casa. E deve ser o seu, não é mesmo?

Não há nada mais confortável do que o nosso lar. Ou melhor, não deveria existir lugar com mais conforto do que a casa que escolhemos para morar. Falamos “não deveria” porque conhecemos o seu desejo de sentir-se cada vez melhor dentro do seu refúgio.

Se o lar é doce, do doce lar você precisa! Por isso, leia o texto que preparamos exclusivamente para você que deseja mais conforto em casa. Saiba quais fatores podem estar impedindo o seu bem-estar dentro de casa e como resolver esses problemas. Tem dicas também!

Falta de conforto? Veja o que evitar

Você levanta do sofá e bate a perna na mesinha de centro. Sai andando de lado em alguns cômodos da casa para não bater nos móveis. Abre uma porta e ela bate no sofá ou no armário. E tem ainda aquelas cores fortes que você tem que olhar todos os dias nas paredes da sala.

As cenas acima parecem familiares? Preste atenção nos itens abaixo e saiba como evitar ou resolver esses e outros problemas da falta de conforto.

Espaço

Em primeiro lugar, observe o espaço disponível. Nada de sair comprando móveis ou objetos de decoração que vão ocupar muito espaço. Se você busca conforto, um ambiente com muitos elementos fica carregado e confuso. Não há formas de sentir-se confortável em lugares que é preciso andar e prestar atenção para não sair derrubando coisas. E nem possibilidade de descanso se existem objetos para se olhar em todos os cantos.

Em contrapartida, se a casa for ampla, poucos elementos pode revelar um ambiente frio e monótono. Por este motivo, o ideal é que você procure o equilíbrio em ambas as situações.

Cores

As cores são fontes de inspiração e tem um papel muito importante. Se o seu desejo é conforto, evite muitas informações de cores. Pelo menos, tome cuidado com os tons fortes, eles produzem mais agitação do que você precisa no momento. Aliás, se a ordem é conforto, não tem que haver agitação.

Procure cores suaves para chegar à uniformidade visual e proporcionar a calmaria dentro de casa. Não que você esteja proibido de usar cores fortes, mas em excesso, como em muitas paredes e na decoração, não vão lhe ajudar a ter o conforto que você procura (e merece).

Falta de harmonia

Mesmo que você goste de ter mais elementos dentro de casa, permita que eles “conversem” entre si. Nada de incluir objetos que chamem mais a atenção do que o “conjunto da obra”. Ou seja, a harmonia tem muito a ver com os dois elementos que citamos acima.

Evite peças que não tenham proporções simétricas ou que não produzam um contraste interessante entre si.

Falta de conforto? Veja as dicas

Agora que você já sabe o que não é legal fazer se quer ter mais conforto em casa, acompanhe as dicas para colocar em prática o seu plano de sentir-se mais confortável no seu lar.

Valorize o seu espaço

Morar em um espaço pequeno não significa que não pode haver conforto por ali. Com planejamento e um toque de criatividade, tudo fica mais confortável. Investir em móveis planejados, por exemplo, garante o aproveitamento dos espaços, sem deixar de lado o conforto.

Diversifique nos móveis

Já ouviu aquele ditado “a gente come com os olhos”? Um olhar para móveis que se combinam, mesmo sendo feitos de materiais diferentes, produz a sensação de leveza. Experimente mesclar móveis de madeira com vidro, ferro ou pedras.

Use cores neutras

Procure usar cores neutras nas paredes, elas produzem sensações de calmaria e amplitude. O contraste que deixa a casa mais bonita pode estar em algumas peças coloridas na decoração. Seu ambiente pode ser confortável e alegre ao mesmo tempo.

Papéis de parede e tapetes

Os papéis de parede e os tapetes são ótimos aliados do conforto e do aconchego. Ter um tapete na sala evita que você pise todos os dias naquele piso frio e sem graça. E no quarto, é bem gostoso levantar da cama e pisar diretamente no tapete.

Se forem bem escolhidas, ambas as peças são capazes de acrescentar personalidade, sofisticação, conforto e o visual mais bonito. O tapete tem ainda a função de delimitar os ambientes.

Use iluminação indireta

Prefira a iluminação indireta dos seus ambientes e invista em arandelas, abajures, fita LED e dimerização. Esse tipo de iluminação deixa o ambiente mais leve e produz a sensação de conforto e calmaria.

Usar uma iluminação muito forte, principalmente nos quartos, não ajuda você a descansar.

O sofá

Compre um sofá macio e confortável, mas do tamanho que não atrapalhe os demais móveis. Se ele não for confortável o bastante, incluir algumas almofadas vai ajudar.

Madeira

A madeira é capaz de produzir sensações de conforto e acolhimento. Pode estar no piso, móveis ou em painéis. Tem ainda, aquela lembrança maravilhosa da casa dos nossos avós.

Como você acabou de ler, é possível ter uma casa bonita e confortável ao mesmo tempo. Seja ela pequena ou de tamanho maior, a escolha das peças e complementos certos aumentam as chances de um bom resultado.

Saiba mais sobre esse e outros assuntos de móveis e decoração no nosso blog. Tem muita coisa legal para deixar a sua casa linda e confortável.