Esquadrias de PVC

Esquadrias de PVC vem conquistando cada vez mais espaço! Seu uso tem sido indicado por arquitetos e engenheiros para projetos bonitos e funcionais. Acompanhe!

As esquadrias de PVC oferecem diversos benefícios às obras residenciais, sejam elas construções de casas ou mesmo reformas. Suas benfeitorias envolvem isolamentos térmico e acústico, resistência às intempéries do tempo, entre outros. A dúvida, no entanto, está em saber se o material pode ser usado em qualquer tipo de obra.

Para solucionar essa questão e lhe dar mais segurança quanto à sua escolha, preparamos um conteúdo com informações relevantes sobre o assunto. Continue lendo e descubra ainda as principais características e indicações das esquadrias de PVC.

Características das esquadrias de PVC

As esquadrias de PVC estão dando o que falar! O seu uso, relativamente novo no Brasil, gera algumas dúvidas e, por isso, precisam de esclarecimentos em posts como este que você está lendo. A qualidade do material? É excelente!

Para entender melhor sobre o assunto, você precisa saber que o termo “esquadrias” se refere às portas, janelas, portões, quadros fixos ou qualquer outro ponto de fechamento de um vão em uma obra. Certo? As esquadrias de PVC, por sua vez, são aquelas que utilizam um perfil de PVC — material proveniente do cloreto de polivinil.

Falando em polivinil, vale explicar que se trata de um material resistente a impactos que utiliza perfis de aço em seu interior. Isso garante maior estabilidade dimensional e resistência às deformações.

Onde usar

Além do polivinil, as esquadrias de PVC também são compostas por outros materiais que garantem qualidade e alta durabilidade, como estabilizantes térmicos, modificadores de impacto e pigmentos especiais com  resistência UV (ultravioleta). E por que estamos falando disso? Porque esses componentes asseguram que o material possa ser usado em praticamente todos os tipos de obras e dimensões em áreas internas e externas.

Como no significado da palavra esquadrias, o uso desse tipo de material se dá em janelas, venezianas, portas, portões e demais aberturas em uma obra. Pelo seu alto padrão de qualidade, tem sido o queridinho de muitos arquitetos, engenheiros e um pedido constante dos proprietários de obras.

Então, podemos afirmar que dificilmente alguma obra não aceitará esquadrias de PVC. Inclusive, não deixe de perguntar sobre essa alternativa aos responsáveis pelo projeto e execução aí na sua obra.

Vantagens

É claro que não poderíamos deixar de falar das vantagens do uso das esquadrias de PVC, que vão além daquelas que escrevemos no início do texto. Veja quais são:

  • Qualidade do material;
  • Isolamento acústico;
  • Isolamento térmico;
  • Alto índice de estanqueidade e vedação de ventos e chuvas;
  • Baixa manutenção e fácil limpeza;
  • Maior durabilidade e resistência;
  • Material mais sustentável.

Mesmo que o valor das esquadrias de PVC seja um pouco maior do que os demais tipos de materiais, a médio e longo prazo o investimento compensa. Sua obra ganha em estética, funcionalidade e com a durabilidade estendida. Isso, sem contar na valorização do imóvel.

Esquadrias sob medida ou prontas

Do mesmo modo que os demais tipos de esquadrias, a de PVC pode ser encontrada prontinha para o uso ou você pode fazer um pedido sob medida, conforme a sua obra. Existe ainda, os modelos com acabamentos que simulam madeira. Já conhece? Fica bem legal e é indicado para obras com um toque diferenciado.

 

As esquadrias de PVC são mesmo “PVC para toda obra”! Mesmo que a sua pegada seja mais contemporânea, contemplando os projetos modernos, também se encaixa em outros estilos. Como você acabou de ler, além do material de acabamento natural, existe ainda aquele que simula a madeira e pode compor outros estilos.

Aproveite para conhecer a Alumidex, empresa associada ao Núcleo Home que trabalha com esquadrias de PVC, além de outros produtos para a sua obra.