Espelho para quarto: como escolher sem errar?

O espelho para quarto é um elemento que favorece muito o ambiente, além de ser funcional. Descubra como escolher o melhor para o seu projeto!

Escolher um espelho para quarto parece uma tarefa simples, mas além de gostar de um modelo, você precisa avaliar alguns itens. Ele precisa estar no tamanho ideal para a sua necessidade, sua moldura precisa estar em harmonia com o restante da decoração e a iluminação do local também deve ser levada em conta.

Aprenda agora mesmo como escolher o espelho ideal para o seu projeto.

Qual é o objetivo de ter um espelho para quarto?

O primeiro item que deve ser levado em consideração é o que você quer fazer com o espelho: o seu objetivo pode ser ter uma visão do seu corpo inteiro, utilizar como acessório decorativo ou apenas para dar amplitude ao ambiente, ou ainda usar para se maquiar, por exemplo.

Por isso, é crucial que você saiba o intuito do espelho para quarto antes de adquiri-lo. Tendo em vista o seu objetivo definitivo, você está pronto para seguir para a próxima etapa!

Espaço disponível e iluminação

Após definido o objetivo com o espelho, chegou a hora de escolher o seu local. A minha sugestão é que você escolha um espaço que sua inserção transmita conforto para você, além da parede possuir o espaço adequado para o que você quer, afinal, é do seu quarto que estamos falando.

A iluminação do local também precisa favorecer, tanto em aspectos estéticos quanto para o que ele irá refletir. Independente das condições de iluminação natural, uma fonte de luz complementar pode proporcionar ao local um toque de modernidade e requinte. Dicróicas, arandelas, luminárias são ótimas opções para desempenhar essa função.

Defina o tamanho

Agora que você já sabe a resposta para a maioria das perguntas, está na hora de definir o tamanho ideal do seu espelho para quarto. Nesse sentido, o seu objetivo irá impactar diretamente no tamanho e no local que o espelho estará posicionado.

Se o seu intuito é poder se ver ou somente dar amplitude ao ambiente, opções mais amplas serão as mais apropriadas. É possível optar por um espelho em uma moldura longa e opcionalmente larga. Mas, ainda há a opção de cobrir uma parede inteira com espelho, vai depender de sua preferência!

Já se o seu objetivo é utilizar para fazer maquiagens ou como um artefato decorativo, você pode optar por peças menores, dos mais diversos formatos: quadrados, retangulares, redondos ou vazados. Há ainda a opção de pendurá-lo na parede, apoiá-lo em algum local ou suspendê-lo.

Escolha o modelo

Existem vários modelos de espelho para quarto, de inúmeros tamanhos, estilos e para os mais diversos fins. Para que você se inspire, elenquei alguns deles. Confira a seguir:

1. Com moldura

Você irá encontrar vários tipos de moldura: no estilo minimalista, provençal, clássico, bisotado ou rústico, por exemplo. Para decidir qual é o que mais se adequa às suas necessidades, analise a decoração de seu quarto, e a partir dela, defina o estilo da moldura que mais lhe agrada naquele ambiente. Aqui vão algumas inspirações:

Espelho para quarto: como escolher sem errar?

2. Quadrado

Para quem gosta de formas geométricas, o espelho para quarto quadrado pode ser uma ótima opção. Ele se encaixa facilmente em diversos estilos de decoração, além de ser um modelo mais clássico e atemporal. Veja como usá-lo:

Espelho para quarto: como escolher sem errar?

3. Redondo

Esse formato de espelhos é mais voltado para fins decorativos, ele combina muito bem com ambientes trabalhados em uma decoração mais romântica, clássica, retrô e até moderna. Confira só como combiná-los!

Espelho para quarto: como escolher sem errar?

4. Alongado (retângulo)

Os clássicos espelhos retangulares combinam com qualquer estilo, mas eles se destacam muito quando colocados com o minimalista, escandinava e clássico. Além disso, eles servem tanto como um aparato decorativo, quanto para dar aquela conferida no visual. Confira alguns modelos:

Espelho para quarto: como escolher sem errar?

5. Formas diferentes

Existem ainda alguns espelhos decorativos em diferentes formas. Eles são encontrados como triângulo, octógono, coração, vazados, entre outros. Dá só uma olhada:

Espelho para quarto: como escolher sem errar?

E então, preparado para escolher o espelho para quarto? Aprenda também a escolher o espelho para a sala de jantar clicando aqui!