Cozinha sob medida

Quais são as 5 dicas fundamentais para seguir e não errar na hora de projetar uma cozinha sob medida? Elas estão à sua disposição neste post, leia!

A sua cozinha sob medida não é mais aquele espaço reservado apenas para preparar as refeições da família. Muito mais do que isso, atualmente ela desempenha um papel fundamental na decoração, praticidade, conforto e descontração entre os moradores e visitas.

Se for bem planejada e esteticamente agradável, a cozinha estará bem disposta a destinar momentos de alegria e satisfação aos moradores da casa ou apartamento. Portanto, é indispensável que você não cometa erros na hora de montar a sua.

Descubra, a partir de agora, as 5 dicas para não errar na sua cozinha sob medida. Continue lendo até o final e acerte em cheio!

1. Medidas da cozinha

Começamos por um item obrigatório: medidas! Esse é um erro comum de quem não leva em conta que o espaço disponível é essencial para se criar uma cozinha sob medida prática, bonita e confortável. Tire as medidas do lugar, seja você mesmo ou o profissional contratado para a criação do projeto. Ninguém gosta de tapar uma janela com armários ou bater a porta da geladeira em outro móvel, não é?

O espaço também vai ter a circulação de pessoas, mesmo que sejam apenas duas ou três. E ainda que o local não seja dos maiores, precisa ter o mínimo de condições para mais de uma pessoa trafegar.

2. Materiais indicados

Sofisticação e praticidade são palavras que combinam muito bem na cozinha sob medida. Utilize materiais que facilitam a sua vida, fiquem bonitos e ofereçam durabilidade prolongada. Para os armários planejados, por exemplo, o MDF e o compensado estão entre os materiais mais utilizados. Neles, podem ser utilizadas pastilhas, vidros laminados melamínicos ou coloridos. Inclua ainda, se você curtir, puxadores embutidos que fazem a diferença no visual.

Outro material indicado é o granito, ótimo para a criação de bancadas ou ilhas. E se você quiser uma proposta mais ousada, tem a bancada em aço inox.

3. Posição dos móveis e eletrodomésticos

Na hora de planejar a sua cozinha sob medida (não importa se o espaço é pequeno), posicione o fogão um pouco mais longe da geladeira. Imagine que você esteja preparando uma refeição e de repente começa a respingar comida ou líquido de dentro das panelas. Para sujar a geladeira é bem fácil, não acha? Sem contar que o perigo de abrir a porta da geladeira e bater no cabo da panela pode causar um acidente.

Considere instalar a pia próxima destes dois itens, facilitando a realização de tarefas, como o preparo de uma deliciosa refeição. Peças como talheres e panelas também ficam melhores se estiverem armazenadas mais perto do fogão. Vale pendurar as panelas mais bonitas na parede ou criar uma peça que as deixem suspensas.

4. Iluminação da cozinha sob medida

Não esqueça da iluminação da sua cozinha sob medida! Um dos fatores mais importantes para o sucesso deste ambiente, a iluminação deve priorizar os locais bastante utilizados durante a preparação dos alimentos, como a bancada em cima do fogão. Do mesmo modo, se as refeições serão servidas na cozinha, a luz para a mesa ou bancada/mezanino necessitam de atenção especial.

5. Pontos de água e luz

Não existe praticidade se os pontos de água e luz não estão do seu lado quando você mais precisa, concorda? Crie pontos de luz e água perto dos móveis e eletrodomésticos que você utiliza para preparar as refeições. Apenas tome cuidado para não os deixar em posições em que as tomadas sejam “esmagadas” pelos móveis.

Não faça poucos pontos de luz, pelo contrário, peça para quem vai projetar a sua cozinha sob medida que inclua um bom número destes itens. Você vai perceber que eles são bem úteis!

 

Agora que você leu as 5 dicas para não errar na sua cozinha sob medida, é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu. Aproveite para conhecer a loja Chico Móveis, associada ao Núcleo Home, que trabalha há 30 anos com marcenaria sob medida e oferece os melhores produtos do mercado!