Construir uma casa, reformar ou decorar? Como escolher o fornecedor certo e evitar dores de cabeça

A pergunta que não para de te atormentar: Construir uma casa, reformar ou decorar? Seja qual for a sua decisão, veja como não vacilar na escolha das empresas.

Você já deve ter pensado mil vezes no que vai fazer com a sua casa. Pensou em construir uma casa nova, reformar a sua atual, comprar outra casa pronta e também reformar, ou até mesmo promover uma revolução na decoração de todos os ambientes.

Além dessa indecisão, outros mil pensamentos rondam a sua cabeça para escolher a empresa certa para executar o projeto, seja qual deles for.

Os problemas que mais ouvimos por aí vão desde a má execução até o atraso na entrega. Por isso, preparamos um conteúdo para que você possa fazer a melhor escolha na hora de contratar os serviços ou adquirir os produtos de uma empresa.

A escolha da mão de obra

Começamos pelo item que é primordial para o sucesso em construir uma casa ou promover boas reformas: a escolha da mão de obra. É nesse momento que você decide quais serão as pessoas que estarão incumbidas por tudo aquilo que você pensou “aquelas mil vezes”.

Você pode contratar um empreiteiro ou uma empresa de engenharia. Em qualquer um dos casos, serão elas as responsáveis pelo bom andamento da obra e pelos colaboradores.

Existe ainda uma terceira opção para construir uma casa ou reformá-la. No entanto, ela exige um cuidado muito maior da sua parte. Nesse caso, você escolhe os operários da obra, um a um. O problema disso é que a construção pode ficar sem nenhum responsável ou líder direto, fazendo com que um jogue a culpa no outro em possíveis erros.

Dica: Se mesmo assim, você queira optar por contratar um operário (ou mais) de forma direta e você mesmo ficar no comando da obra, pesquise bem. Fale com os seus amigos e peça indicações de pedreiros, eletricistas, encanadores e pintores da confiança deles. 

Faça uma pesquisa sobre o histórico da empresa

Em plena era da informação, escolher a empresa para construir uma casa, reformá-la ou até mesmo para fazer uma decoração bonita, sem ao menos pesquisar sobre ela, é um vacilo sem tamanho.

Busque informações na internet, com os seus contatos ou veja qual é o endereço da empresa. Uma visita à sede de uma instituição pode ter muito a dizer. Se é organizada e todo mundo lhe recebe de forma gentil, já é um bom começo. Agora, se a própria empresa é uma bagunça, a sua obra não será diferente.

A compra dos materiais

Você já decidiu o que vai fazer? Construir uma casa, reformar ou decorar a sua atual moradia? Mesmo que não tenha decidido, vale a pena entender como deve ser feita uma boa escolha dos materiais.

Comprar em uma mesma empresa pode ter os melhores descontos. Por isso, pesquise bastante na sua cidade. Tem muitas empresas bacanas que oferecem vários dos produtos de qualidade e que você vai precisar.

No entanto, tenha cuidado para não dar um “tiro no pé” ao escolher apenas uma empresa. Cerifique-se de que ela consiga lhe oferecer os melhores preços em cada item.

Qualidade dos produtos

Nem só de preços vive a compra de materiais, é preciso atestar a sua qualidade. Pergunte (e pesquise) se o material exige manutenção e qual é o seu tempo de vida. Descubra se o material é o melhor para o clima da sua cidade ou se ele é resistente às diferentes temperaturas.

Além disso, não adianta comprar materiais para construir uma casa e pensar em uma decoração bonita sem que você tenha a garantia das instalações, seja por parte do fornecedor ou por uma equipe terceirizada.

Na decoração

No caso da decoração, o procedimento para escolha também deve respeitar os itens acima. A principal diferença é que a escolha de alguns itens pode ser feita depois da obra executada.

Construir uma casa novinha, reformar ou dar um “tapa” na decoração?

Seja lá qual for a sua decisão, lembre-se do que você acabou de ler. Levante os pontos positivos e negativos de cada opção e pesquise as empresas com as ferramentas que estão disponíveis.

A escolha é sua! Só não vale, depois de tudo o que conversamos, lamentar por ter optado pela empresa “ali da esquina” e ter a maior dor de cabeça da sua vida.

Quer saber mais sobre construção, reforma e decoração? Tem muita coisa bacana pra você ler aqui no blog. Continue acompanhando.