Como ter cozinhas bonitas e práticas: 3 regras básicas

Cozinhas bonitas são cada vez mais práticas e nem de longe lembram aqueles ambientes enormes de antigamente. Confira as 3 regras básicas e monte a sua.

Já se foi o tempo em que a cozinha de uma casa ou apartamento tinha que ter um espaço enorme. Com a tendência do mercado imobiliário voltada para espaços práticos, esse ambiente vem perdendo alguns metros quadrados. O que não significa que as cozinhas bonitas estejam fora dos planos. Pelo contrário, sempre fizeram e vão continuar fazendo parte dos principais desejos de quem vai construir ou reformar.

Outro fator determinante é que, os nossos pais e, principalmente nossos avós, reuniam a família com mais frequência e tinham, em sua maioria, mais filhos. Não seria tão fácil compartilhar as cozinhas de hoje com tanta gente.

Ter uma cozinha bonita e prática ao mesmo tempo é um desejo que também está dentro de você, nós sabemos. Por esse motivo, preparamos um conteúdo muito legal para que você saiba quais são as 3 regras básicas para ter cozinhas bonitas e práticas. Continue a leitura!

1.Organização

Cozinhas bonitas e práticas também são bem organizadas. Distribuir os móveis de maneira que você não fique batendo com o corpo contra eles é essencial. Uma cozinha prática não significa aperto e nem deve ser desconfortável.

Lembre de fazer um levantamento dos objetos que você tem à disposição para a cozinha, além de considerar as possíveis aquisições do futuro. Ter espaço para guardar as panelas, talheres e armazenar os alimentos é regra básica.

Se há organização desde o início do projeto, você terá as informações corretas de quantas gavetas, portas e portas basculantes vai precisar.

  • Dica de organização: Guarde os objetos de uma maneira que você lembre quando precisar. Isso vai acelerar as atividades na cozinha. Na primeira gaveta, deixe os talheres de uso diário: garfo, faca, colheres, etc. Na segunda gaveta, o mais indicado é guardar os talheres maiores, aqueles que você usa quando vai servir as refeições. Já na terceira, podem estar as luvas de lavar louças, papel alumínio, papel toalha e demais elementos que você pode usar enquanto cozinha. Se tiver a quarta e quinta gaveta, uma poder ser usada para guardar os panos de prato e a outra para guardar os demais objetos que ficam espalhados pela cozinha.

2. Limpeza

Limpeza é uma regra básica de higiene, mas também para se ter cozinhas bonitas e práticas. Fazer a limpeza do ambiente com frequência garante um local mais bonito e saudável.

Durante a limpeza, procure retirar os objetos que não estão mais sendo usados. Substitua, conserte ou elimine aqueles que não tem mais serventia ou que estão ali apenas para acumular sujeira e ocupar espaços.

Escolha pisos, revestimentos e tampo que sejam fáceis de limpar e que não absorvam líquidos e outros produtos.

3. Móveis

Planejar cozinhas bonitas significa pensar e colocar no papel tudo o que será necessário para alcançar o objetivo. Investir em uma cozinha com móveis sob medida é uma ótima decisão. Caso não sejam planejados, ou comprados sem que se tenha as dimensões do local, a tendência é de ter muitos problemas.

Em um projeto feito por um profissional, ele precisa entender as suas reais necessidades e analisar o espaço disponível para a criação da cozinha. Se não houver um profissional da área lhe auxiliando, não saia por aí comprando móveis que você nem faz ideia se vai ter espaço para eles.

No caso da sua cozinha ser pequena, aconselhamos adquirir móveis com cores claras e revestimentos translúcidos. A escolha vai evitar que o ambiente fique carregado.

Cozinhas bonitas: dica!

Se você adora sair por aí comprando tudo que é novidade em aparelhos eletrodomésticos, cuidado. Quando você perceber, sua cozinha vai estar cheia de utensílios que não são mais usados. E o pior, sem lugar para guardá-los.

Cozinhas bonitas são aquelas que, além da beleza, revelam um ambiente organizado e limpo. Por isso, siga as 3 regras básicas e vá acrescentando apenas o que faz bem ao espaço.

Não esqueça de ler os demais conteúdos do nosso blog. Tem muita coisa bacana para você que curte inovar em seus ambientes e está sempre à procura de dicas. Acompanhe!