Pintura da casa

Por onde começa a pintura da casa? Qual tipo de tinta e as cores mais indicadas para as paredes externas? Saiba agora e veja os cuidados que devem ser tomados.

A pintura da casa é um desafio, principalmente quando a bola da vez é a área externa! Para que a pintura fique bonita e dure por muito tempo, é necessário tomar alguns cuidados.

Como prolongar a vida útil da pintura da casa? O que as cores e aplicações têm a ver com isso? É  o que você vai descobrir com a leitura completa deste conteúdo.

Que acertar em cheio e alcançar o efeito desejado com as tintas para pintura externa? Siga com a leitura!

Comece pela tinta: qual tipo escolher?

Sabe por que começamos pelo tipo de tinta? Ao ir às compras, você vai encontrar muitas alternativas, cada uma com sua finalidade e qualidade. Portanto, antes de decidir, veja as principais opções e suas vantagens:

Tinta cal

Esse tipo de tinta é bastante utilizada pela facilidade de aplicação e custo baixo. Outro aspecto importante é que as paredes não precisam estar em seu melhor estado para serem pintadas.

Devido a sua textura mais grossa, a cal é capaz de disfarçar as imperfeições das paredes.

Tinta acrílica

A tinta acrílica é solúvel em água e é indicada tanto para áreas internas quanto externas. Por seu alto nível de impermeabilização, apresenta um ótimo desempenho no quesito durabilidade.

A tinta acrílica possui três tipos de acabamentos:

  • Acetinado: esse acabamento dá um efeito final mais fino e sofisticado, com pouco brilho e boa resistência à limpeza. Porém, a parede precisa estar lisinha, já que pode destacar as imperfeições;
  • Semi-brilho: o acabamento é mais resistente à limpeza do que na opção fosca. Mas, em decorrência do seu brilho, acaba destacando imperfeições;
  • Fosco: tem menor resistência que os demais, no entanto, disfarça bem as pequenas imperfeições da parede.

Tinta emborrachada

A tinta emborrachada é bastante indicada pelos profissionais da área para as pinturas externas. Ela possui acabamento fosco e tem potencial para cobrir pequenas fissuras em função de uma película elástica que acompanha o movimento das paredes.

Na pintura da casa, contar com uma tinta emborrachada é garantir mais resistência diante das ações do tempo, faça chuva ou faça sol. Você previne ainda o surgimento de mofo, o “descascar” da parede e o “desbotar” da cor.

Como escolher as cores da pintura externa?

Claro que o gosto pessoal conta muito na hora de fazer a pintura da casa. As cores precisam refletir a personalidade de quem vai morar no local, fazendo com que se sintam bem todos os dias. Entretanto, é necessário considerar algumas coisas para conseguir aliar beleza, durabilidade e estilo.

Tonalidades muito claras, como branco, bege e gelo, sujam com facilidade e danificam a pintura rapidinho. Por outro lado, cores fortes, como vermelho e alguns tons de rosa, tendem a enjoar logo e ainda deixar os moradores mais agitados.

Mas, quais cores são indicadas? Cores que estão em alta e tem boa durabilidade são aquelas em tons terrosos, acobreados, alaranjados e amarelos.

Agora, se você quiser um ambiente mais tranquilo e suave, as dicas são o roxo, azul e verde em seus tons mais claros. Cores nudes e cinzas também são boas escolhas para uma pintura externa moderna.

Tintas e cores escolhidas, o que fazer antes de começar a pintura da casa?

O objetivo é uma pintura da casa bonita e que dure por vários anos, certo? Então, antes de começar a pintar, é fundamental conferir qual é o estado das paredes. A durabilidade da tinta vai depender muito da verificação inicial.

Nesse momento, pode ser que as paredes precisem de reparos, como consertos de rachaduras ou de onde o reboco estiver solto. Se for o caso, o profissional contratado terá de aplicar massa corrida para corrigir essas imperfeições, além de usar um selador.

Os produtos deixarão uma superfície uniforme, evitando o aparecimento de manchas na cor que será aplicada. Deste modo, haverá ainda a redução do consumo de tinta e o aumento de sua durabilidade.

Prolongar a durabilidade e beleza da pintura da casa é uma questão de fazer as escolhas certas e ter o cuidado necessário antes de começar a pintar. Cada detalhe vai influenciar na qualidade e no resultado final. Fique atento!

Quer garantir durabilidade e beleza para a pintura da casa? Então, conheça a Oeste Tintas, empresa associada ao Núcleo Home, que tem como propósito concretizar sonhos pela aplicação da melhor tecnologia em cores, que deixam o ambiente colorido, moderno e aconchegante. Entre em contato!