Como planejar e executar uma área gourmet com churrasqueira

Uma área gourmet com churrasqueira é o sonho de consumo de muita gente. Se também é um dos seus, leia o que preparamos para você.

Um dos espaços mais desejados em novos projetos e reformas, seja em apartamentos ou casas, é a área gourmet com churrasqueira. O espaço agrada homens e mulheres que prezam por mais momentos de descontração e para relaxar junto com amigos e família.

Para dar início ao projeto do espaço mais democrático do seu lar, você precisa estar atento (a) a tudo o que vai precisar. Os detalhes vão desde a posição da churrasqueira, da mesa e dos demais acessórios.

Se o seu desejo é uma área gourmet com churrasqueira, a leitura do texto é obrigatória. Leia todo o conteúdo e tenha mais subsídios para planejar e executar o seu projeto.

Planejando a área gourmet com churrasqueira

Planejar um lugar que vai servir de ponto de encontro para momentos agradáveis com os amigos e a sua família é uma responsabilidade boa de se sentir, mas que gera algumas dúvidas. Afinal, tem o seu gosto pessoal envolvido e ainda, o olhar de quem vai lhe visitar. E você não quer fazer feio, não é mesmo?

Independente do espaço que você tenha disponível, sua casa ou apartamento pode abrigar uma área gourmet com churrasqueira. Se o espaço é pequeno, a sugestão é integrar os ambientes. Por exemplo, que tal fazer da sua área gourmet uma extensão da cozinha? Ou ainda, fazer da sala de estar e da varanda do seu apartamento, um único espaço? Basta fechar com vidros a sua varanda, abrindo sempre que desejar. O mercado tem ótimas opções para esse tipo de situação.

Agora, se você tem um espaço maior, pode abusar um pouco mais dos móveis. Mesas e cadeiras para que todos os participantes do churrasco de final de semana sintam-se confortáveis e uma geladeira especial para armazenar a carne e as bebidas podem ser inseridas ao espaço. Mas, cuidado, nunca posicione a geladeira muito perto da churrasqueira, pois o calor produzido pela churrasqueira pode danificar ou alterar o desempenho de qualquer geladeira.

Os móveis mais indicados

A escolha dos móveis certos é essencial para qualquer ambiente, inclusive, da sua área gourmet com churrasqueira. Procure por elementos que possam ser utilizados de diferentes maneiras. Bancos, pequenos ou médios, podem ser usados para sentar ou como apoio lateral. Os puffs, que são muito confortáveis e cabem em qualquer canto, são uma ótima pedida.

Se o seu espaço é maior, uma bancada funcional para tirar a carne ou apenas servi-la também ajuda muito. Existem ainda, aquelas bancadas que incluem espaços para você poder guardar louças e demais objetos.

Tenha uma disposição correta dos móveis. Além da organização do espaço, móveis bem distribuídos melhoram a conservação dos alimentos e facilitam a sua vida na hora de preparar aquele churrasco “pra lá de gostoso”.

Recomendações

Separamos algumas recomendações para você não errar no planejamento e execução da sua área gourmet com churrasqueira. Confira:

1. Use piso cerâmico ou de porcelanato, pois esses tipos de materiais são resistentes e podem ser facilmente lavados.

2. Não esqueça dos pontos de energia elétrica. Você vai precisar para ligar a geladeira ou frigobar, entre outras peças.

3. Se tiver espaço, inclua uma bancada ou armários superiores para guardar louças e outros objetos de uso da área.

4. Decore o ambiente com plantas.

5. Uma pequena horta pode fazer parte da decoração e dar temperos fresquinhos para as refeições.

6. Use alguns elementos com cores fortes e alegres, tornando o ambiente mais descontraído. Almofadas estampadas e peças de artesanato ficam ótimas.

7. Se o seu perfil sugere uma atmosfera rústica, você pode usar painéis e móveis de madeira. Acrescente a esse ambiente, detalhes decorativos nas paredes, como azulejos decorados e revestimentos que reproduzem a imagem de pedras naturais.

Tenha cuidado

Além do que fazer, também preparamos uma lista do que você deve evitar para não prejudicar a sua área gourmet com churrasqueira:

1. Não coloque muitos móveis e objetos desnecessários. Isso atrapalha a circulação de pessoas e o conforto delas.

2. Se vai usar plantas, não escolha aquelas que precisam de muito espaço e manutenção quase que diária.

3. Cuidado com os pisos de madeira ou decks perto da churrasqueira. Eles podem ser danificados com os respingos de gordura e outros tipos de sujeira.

4. Procure não usar tapetes, pois eles sujam com muita facilidade.

5. Usar móveis e objetos delicados ou sofisticados não condizem com o clima da área gourmet. Sem contar que podem ser danificados.

6. Cuide para não separar a área gourmet com churrasqueira do restante do ambiente. Se a proposta é a integração das pessoas, não fica legal.

7. Evite usar móveis muito pesados e difíceis de tirá-los do lugar.

Agora que você já tem as informações para planejar a sua área gourmet com churrasqueira, é só colocar a “mão na massa” e fazer um espaço maravilhoso. Busque vários orçamentos para não ter surpresas nos produtos e nem na mão de obra.

Não esqueça de ler os demais conteúdos do nosso blog. Os temas e as dicas são escolhidas especialmente para você que curte inovar nos seus ambientes. Acompanhe!