Como aumentar sua produtividade escolhendo os móveis de escritório corretos

Produtividade e móveis de escritório tem uma relação muito mais próxima do que você imagina! Por isso, precisa saber direitinho como escolher. Veja aqui!

Você sabia que os móveis de escritório interferem diretamente na sua produtividade? Chega a ser estranho pensar que a cadeira que você usa diariamente é uma agente causadora de prejuízos à produção no trabalho. No entanto, pode acreditar, ela e os demais móveis são decisivos para dias mais proveitosos.

Encontrar os móveis de escritório corretos vai além de seu design e estética, a ergonomia e qualidade do material também são questões obrigatórias para análise. Elas ajudam na produtividade, saúde e bem-estar de quem trabalha nestes ambientes.

Agora que você sabe que os móveis corretos aumentam a sua produtividade, é hora de continuar lendo e descobrir como escolher da melhor maneira. Vamos lá!

Uma cadeira que contribua com a manutenção da sua saúde

A peça em que você passa a maior parte do seu expediente de trabalho tem que ser excelente! Bem bonita? Claro! Mas, o item número 1 deve ser a ergonomia da cadeira. Invista em um modelo que se ajuste ao seu corpo. Nem que para isso, você tenha que desembolsar um valor um pouco maior do que as cadeiras simples. A diferença, você vai notar logo que a sua produtividade aumentar. Sua coluna também agradece!

O primeiro passo para escolher uma cadeira de escritório é garantir que ela siga à norma técnica estabelecida pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (NR17), que prevê que cadeiras de escritório tenham regulagens de ergonomia, como ajuste de assento, apoio de braço, regulagem na lombar etc.

Para saber se uma cadeira se adequa bem ao seu corpo, basta ver se o assento está confortável e se a altura dela lhe permite sentar com os joelhos dobrados em um ângulo de 90º — ou seja, se com as solas dos pés encostadas no chão, a dobra do joelho fica de dois a três dedos acima do assento. Se você conseguir sentar-se confortavelmente nessa posição, a cadeira provavelmente é ideal para o seu tipo de corpo.

Outro indicador é se a cadeira se encaixa no vão da mesa do seu escritório, sem apertar as coxas ou deixar pouco espaço para as pernas. O encosto de braço deve também poder se ajustar à altura dos braços durante o uso.

Mesa com espaço adequado

Falar de móveis de escritório e não lembrar de uma mesa que ofereça praticidade para você trabalhar tranquilo, é quase impossível. Portanto, lembre-se de que uma mesa com espaço adequado faz toda a diferença. Ninguém produz mais com um móvel repleto de objetos que atrapalham a cada movimento. Você precisa o mínimo de espaço para poder trabalhar tranquilamente.

No primeiro momento, faça uma lista dos itens que estarão sobre a mesa e aqueles que você precisa guardar: computador, impressora, telefone, caderno de anotações, documentos, entre outros. E se for preciso gavetas, opte por uma quantidade que não atrapalhe o espaço. Priorize o que deve estar mais perto de você e não esqueça que poderá ser necessário fazer alguns furos para a passagem de fios.

Os formatos em L são bastante indicados por facilitarem a execução das diferentes tarefas, como usar o computador e ainda ter uma bancada livre para fazer anotações ou deixar documentos. Já o formato arredondado é excelente para reuniões em ambientes pequenos. Espaços generosos, como salas de reuniões em grandes escritórios, pedem uma mesa retangular maior.

Armários que otimizem e facilitem o arquivo de documentos de forma rápida

Os armários são aqueles móveis de escritórios feitos para organizar a nossa vida, facilitando a rotina e aumentando a produtividade. Eles devem ter espaço suficiente para você guardar o material que é utilizado com mais frequência. Durante o dia, os armários precisam servir de apoio às suas atividades, sem que você perca tempo procurando em um móvel que não colabora com a melhor organização.

É muito interessante escolher armários que vão do chão ao teto, com prateleiras e gaveteiros de fácil acesso. Essas características permitem que você separe documentos e demais objetos por setores. É claro que, se o seu negócio não exige um armário muito grande, escolha entre os mais funcionais e que você “bate o olho” e já sabe onde está o que procura. E não esqueça das cores, que devem combinar com os demais móveis de escritório e a decoração.

As cores dos móveis de escritório

A escolha das cores para os seus móveis de escritório está diretamente ligada a que você deseja sentir e transmitir às demais pessoas, seja para a sua equipe ou clientes. Cores claras, por exemplo, são capazes de transmitir leveza. Por outro lado, cores mais escuras reduzem a sensação do espaço e produzem a ideia de sobriedade. E tem ainda as cores mais quentes e coloridas, ótimas para gerar estímulos à criatividade.

 

Então, mudar os móveis de escritório é muito mais do que estética, concorda? Sua produtividade vai aumentar se conforto e praticidade estiverem em sintonia. Aproveite para conhecer os melhores móveis para o seu escritório na Comape, empresa associada ao Núcleo Home, e que está há 28 anos no mercado.