Climatizador de ambiente: 6 dicas para escolher do jeito certo

Nem todo climatizador de ambiente é igual. Escolher o melhor modelo certo para o seu caso depende alguns fatores. Leia as 6 dicas para não errar na escolha!

Escolher o climatizador de ambiente certo é uma tarefa que pede atenção. Os modelos disponíveis no mercado não são todos iguais e a oferta faz com que surjam algumas dúvidas.

Apesar da diferença entre os climatizadores e dos ambientes em que eles serão instalados, existem critérios básicos que aumentam muito as suas chances de escolher o modelo certo.

A seguir, descubra quais são as 6 dicas mais importantes para escolher um climatizador de ambiente. Acompanhe!

1. Filtro de ar

O filtro de ar (ionizador), como o nome sugere, é responsável pela filtragem do ar. Técnicos e fabricantes de climatizadores de ambientes afirmam que o ar fica até 30% mais puro em decorrência da passagem do ar pelo sistema de filtragem. Por sua vez, o sistema é capaz de reter pólen, ácaros e fungos.

As escolher o produto, é muito importante que você fique atento para a capacidade do filtro e facilidade para a realização da sua limpeza.

2. Eficiência energética

Você já ouviu falar da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE)? Mesmo que não a conheça por esta nomenclatura, temos certeza de que você já a viu em um climatizador de ambiente, na geladeira ou em outro eletrodoméstico. A etiqueta, criada pelo Inmetro, revela o consumo de energia por categoria: A, B, C…quanto menor a letra, mais eficiente e econômico será o aparelho. Hoje, porém, já existe o climatizador no “sistema inverter”. Ele é capaz de gerar uma economia de até 60% a mais que um climatizador classe A.

Estamos falando de consumo de energia por esta simples constatação: não adianta comprar um aparelho potente e usá-lo poucas vezes por causa da energia que ele consome. Portanto, fique de olho na eficiência energética do climatizador de ambiente que você pretende adquirir.

3. Potência

A potência é fator determinante para escolher o climatizador de ambiente certo. Considere o tamanho do cômodo em que você pretende climatizar. O climatizador vai dar conta? Pesquise se o aparelho oferece condições suficientes para o lugar.

Um climatizador mal dimensionado para o seu ambiente tem dois fatores relevantes: o alto consumo de energia e a depreciação do equipamento. Sem contar que, muitas vezes, ele não alcança a climatização ideal que você deseja.

Atualmente, é possível encontrar climatizadores potentes e econômicos. Basta você pesquisar, comprar e depois solicitar a instalação com os profissionais de sua confiança.

4. Climatizador de ambiente móvel

O climatizador de ambiente que você pode levar de um lado para o outro também faz sucesso em muitos lares. Se essa for a sua preferência, considere que nem sempre o tamanho define qual é o melhor. Os modelos com rodas e puxadores podem ser movidos facilmente, mesmo quando o reservatório de água está cheio.

Observe se o modelo possui uma boa trava de segurança nas rodas e se ele oferece a opção de controle remoto. Afinal de contas, ninguém merece ficar levantando todas as vezes que quiser fazer alguma alteração.

5. Frio e Calor

Evite comprar um climatizador de ambiente no “calor da hora”. Lembre de que você mora em um país com temperaturas bem definidas nas quatro estações do ano. Então, invista em um modelo capaz de resfriar ou esquentar qualquer ambiente. Desta maneira, você terá o produto à sua disposição durante o ano inteiro.

6. Custo-benefício

O preço é sempre um item que deve ser considerado, concorda? No caso do climatizador de ambiente não é diferente. No entanto, é preciso considerar as vantagens e garantias de cada equipamento.

Prefira uma empresa que ofereça, além da venda, assistência técnica e a garantia sobre a marca que você escolher. E falando em marca, confie naquelas com credibilidade comprovada no mercado.

Agora que você sabe como escolher o climatizador de ambiente, é hora escolher o melhor modelo para a sua necessidade. A empresa Adagil é associada ao Núcleo Home e é especialista em climatização de empresas e residências, com produtos e serviços de alta qualidade. Clique aqui e conheça mais sobre a Adagil.