Casa de campo: o que não pode faltar no projeto deste modelo de casa?

A casa de campo é o lugar perfeito para quem busca paz e tranquilidade sem perder o conforto. Confira agora mesmo o que não pode faltar em uma!

Normalmente situada em área rural, a casa de campo é um tipo de construção cujas características são de mais leveza e tranquilidade. Elas são perfeitas para quem busca a paz da natureza, mas não abre mão do conforto e da modernidade.

Você admira muito projetos de casa de campo e está pensando em criar o seu projeto neste estilo? Existem alguns itens importantes a serem observados antes de finalizar o projeto de uma casa de campo. Veja inspirações e saiba agora mesmo quais são esses fatores.

A escolha da madeira

Por ficar exposta ao tempo, a escolha da madeira da parte de fora da casa deve ser feita minuciosamente. Ela precisa ser resistente ao sol, umidade e mudanças bruscas de temperatura. Além disso, a madeira deve ser tratada.

Escolhas assertivas para este objetivo são madeiras como, a de reflorestamento (uma escolha sustentável), o cumaru, pinho, ipê ou tatajuba. Esses tipos de madeiras mencionados possuem características em comum, como:

  • São espécies nativas;
  • Resistentes a umidade, sol, cupins, fungos e alterações bruscas de temperatura;
  • Madeiras de longa durabilidade.

Para ambientes internos é possível apostar em espécies mais diversas, utilizando como principal fator decisivo a sua finalidade estética. Exemplos de madeiras próprias para isso são freijó, angelim ou pinus. Também é possível diversificar, com o gesso, revestimentos ou cerâmicas.

Cuidado com a arquitetura

É necessário pensar nas divisões de ambientes e no tamanho ideal para cada cômodo, escolher as portas e janelas adequadas a este tipo de construção. Para estruturar esses itens, é importante levar em consideração o tamanho da casa, os materiais utilizados, a integração da casa com o ambiente que ela está inserida (bem como suas condições climáticas, de fauna e flora).

Planejar as áreas de lazer e as extensões da casa também são itens muito importantes, tendo em vista que você está projetando a casa em busca de leveza e tranquilidade.

Iluminação

Em geral, as casas trabalhadas em madeira costumam ser mais escuras, por isso, é necessário investir em uma iluminação artificial um pouco mais forte, mas sem deixar de pensar na iluminação natural.

Por isso, caso seja de seu agrado, você pode investir em janelas maiores e se couber, algum detalhe em vidro. Assim fica mais fácil da iluminação natural penetrar o ambiente. Ainda existem mais possibilidades com a iluminação artificial: pendentes, luminárias, arandelas, lustres e plafons embutidos ou em anexo.

Os estilos de acessórios utilizados para iluminar que combinam muito são os lustres, pendentes e luminárias rústicos. Além disso, arandelas mais simples podem completar a iluminação do local.

Acabamentos e revestimentos

Além da madeira, que reveste a casa de campo, também é necessário pensar nos demais utensílios a serem utilizados: portas, janelas e revestimentos.

Você pode optar pela própria madeira ou ainda há materiais que podem ser de MDF naval, que é resistente ao calor e umidade, alumínio, vidro, cerâmica, mármore, granito e porcelanato. O mais indicado é:

  • Para as portas: madeira ou alumínio com vidro;
  • Para as janelas: madeira, ou alumínio com vidro. Opcional de persiana ou veneziana de alumínio.
  • Cozinha: cerâmica ou porcelanato para as paredes, mármores e granitos para as bancadas e pia;
  • Banheiro: cerâmica nas paredes e porcelanato no chão;
  • Chão: é possível mesclar entre madeira em ambientes secos e porcelanato para ambientes mais úmidos, como o banheiro e a cozinha.

Fachada

A fachada vai depender muito do seu gosto pessoal. É possível trabalhar com grandes detalhes em vidro, pergolados e estruturas aparentes. Outro detalhe interessante que pode ser trabalhado é um jogo de tons, contratando as cores das aberturas com a da própria madeira, finalizando com plantas e flores.

Além disso, não é porque a casa é no estilo campestre, que não pode ter traços modernos, as formas geométricas estão muito em alta e podem ser exploradas na fachada. Jogos de iluminação externa, jardim e paisagismo também são ótimas opções para compor a apresentação da casa de campo.

Decoração dos ambientes internos

Móveis retrô, sofás com estrutura aparente e paredes rústicas são os elementos que mais combinam com o interior de uma casa de campo. Aposte em cristaleiras, armários, mesas e cadeiras com um aspecto antigo. Na parede você pode dar um ar de “inacabado” ou ainda apostar em papéis de parede com texturas envelhecidas.

As plantas também são muito bem-vindas para a parte interna da casa de campo. É possível posicioná-las de forma suspensa, anexadas na parede e também em vasos.

Modelos de casa de campo

Para você se inspirar, elenquei alguns modelos de casa de campo, confira a seguir:

Estilo chalé

Essa é uma casa mais compacta e muito simpática, perfeita para quem busca conforto e aconchego em um espaço menor. Confira essa inspiração:

Casa de campo: o que não pode faltar no projeto deste modelo de casa?

Fonte: Pinterest

Um andar

Esse modelo clássico, para quem busca um espaço mais amplo, mas que não seja tão espaçosa assim. Dá só uma olhada:

Casa de campo: o que não pode faltar no projeto deste modelo de casa?

Fonte: Pinterest

Dois andares

Para quem gosta de muito espaço e de casas com escadas, sejam elas internas ou externas, a casa de dois andares é perfeita. Confira a inspiração que eu trouxe:

Casa de campo: o que não pode faltar no projeto deste modelo de casa?

Estilo moderno

Com detalhes marcantes em vidro, alumínio, revestimentos diferenciados e formas bem definidas, o estilo moderno é para quem busca um ar mais requintado e sofisticado, mesmo em meio ao campo. Confira:

Casa de campo: o que não pode faltar no projeto deste modelo de casa?

Fonte: Pinterest

Com detalhes em pedra

Os detalhes em pedra deixam a fachada com um aspecto mais robusto, remetendo ao estilo escandinava. Olha só essa inspiração:

Casa de campo: o que não pode faltar no projeto deste modelo de casa?

Fonte: Homify

Outra parte importante no projeto da sua casa é na parte hidráulica: Veja o que não pode faltar em um bom projeto hidráulico para residências.

Esse modelo ainda não é o que você quer para a sua casa? Baixe nosso eBook e conheça 4 modelos de casas para tirar seu projeto do papel!