Banheiro sob medida

Conheça as 5 dicas necessárias para projetar um banheiro sob medida do jeito certo, aproveitando bem os espaços e oferecendo conforto aos moradores.

Um banheiro sob medida que foi projetado do jeito certo tem muito a oferecer, seja pelo conforto, praticidade, aconchego ou por nos receber para um banho relaxante após um dia intenso de trabalho.

Mas, como ter um banheiro sob medida perfeito na sua casa? Tem a ver com os móveis, acabamentos, espaço disponível, decoração e mais o quê?

As respostas estão nas 5 dicas que preparamos especialmente para tratar deste assunto. Leia todas elas e acerte de primeira!

1. Aproveite o espaço da melhor maneira

O seu banho tem que ser bem gostoso, concorda? Para isso, considere um espaço maior para essa área. Do mesmo modo, o espaço para a pia tem que oferecer igual comodidade, já que por ali é comum que você vá se secar depois do banho ou mesmo trocar de roupas.

Como o banheiro é um cômodo que sugere organização e limpeza total, projetá-lo para que seja mais clean é uma excelente escolha. Afinal, vai ficar mais fácil para ordenar os móveis e aproveitar o espaço, tonando o local mais funcional.

Uma ideia bacana é utilizar armários para guardar toalhas, papel higiênico e outros itens utilizados diariamente. Cuide apenas para não exagerar no tamanho das peças, pois elas podem interferir no seu conforto e limitar os seus movimentos.

2. Espaços definidos, escolha os materiais certos

O porcelanato é um material muito bem-vindo no banheiro sob medida! Além da boa disponibilidade de opções, ele é bonito, fácil de limpar e se encaixa nos “materiais frios” que ajudam a manter o seu banheiro em temperatura agradável. Naturais ou acetinadas, as versões do porcelanato também são ótimas no quesito segurança em superfícies molhadas.

Outra ótima escolha são as pastilhas, cada vez mais valorizadas em paredes de banheiros sob medida.

3. Prefira cores neutras

As cores sempre geram dúvidas em qualquer ambiente, no banheiro sob medida não seria diferente. No entanto, a melhor escolha são as cores neutras. Tons pastel, por exemplo, garantem harmonia, aconchego e elegância ao cômodo.

Claro que pode usar cores mais vibrantes, porém, elas devem ficar para a decoração e em poucos lugares. O exagero de tons mais fortes vai prejudicar o visual e o seu conforto.

Ao projetar seu banheiro sob medida, pense que quanto mais neutro ele for, mais conforto e chances de customizá-lo você terá.

4. Não esqueça da iluminação

Uma iluminação suave é o que indicamos para o seu banheiro sob medida. Sabe por quê? Ao acordar, seus olhos vão se adaptando aos poucos com a luminosidade e, ao longo do dia, ficarão cansados. Portanto, luzes neutras ou amareladas combinadas com plafons são as mais indicadas.

Se você utilizar o banheiro para se maquiar ou fazer a barba, um iluminação direcionada ao espelho resolve. Neste caso, uma sugestão bem bacana são as lâmpadas de LED embutidas no teto, que devem ser apontadas de maneira leve ao rosto. Assim, elas não provocam sombras.

5. Personalize o banheiro sob medida de acordo com os seus gostos

Bem, de acordo com os seus gostos e das demais pessoas que vão utilizar o banheiro diariamente, certo? Se tiver crianças, use um banquinho para facilitar o acesso à pia, planeje um armário mais baixo onde ficarão os utensílios de uso infantil e mantenha os demais em lugares mais altos.

Para as mulheres da casa, inclua no projeto espelhos retráteis com lente de aumento (ou close-up mirror), que são bem úteis para se maquiar ou fazer sobrancelha. Pense direitinho na rotina das pessoas que vão utilizar o banheiro e faça uma lista do que será mais útil e necessário.

 

Projetar o banheiro sob medida do jeito certo merece alguns cuidados, como os que você acabou de conferir. Cada detalhe faz a diferença no seu conforto e na praticidade. Então, procure unir o melhor aproveitamento do espaço, decoração, beleza e funcionalidade neste cômodo da casa.