Aprenda a escolher a cadeira de escritório perfeita para você!

Parece fácil, mas não é! Escolher a cadeira de escritório perfeita para você exige muito mais do que uma pesquisa de preços. Leia e descubra como fazer!

Uma boa cadeira de escritório na empresa ou no escritório de casa pode impactar na sua produtividade, sabia? Um profissional que não trabalha de maneira confortável tende a render menos e até apresentar problemas físicos, como de coluna, no futuro.

Além dessas questões, a cadeira de escritório pode transmitir uma imagem positiva ou negativa sobre a empresa e até de quem está sentando nela. Portanto, não resta outra alternativa a não ser preservar a sua saúde, render mais no trabalho e transmitir uma boa impressão. Saiba como fazer isso na sequência do texto.

Seu perfil e o ambiente de trabalho

O primeiro ponto a ser considerado é o seu perfil e o ambiente em que você trabalha. Existem modelos de cadeiras clássicos, modernos, com cores tradicionais ou coloridas, entre outros. Defina em qual situação você se encaixa e dê o próximo passo para escolher a sua cadeira de escritório.

Quanto ao ambiente, além da parte estética, há outro detalhe importante: escolha cadeiras giratórias com os rodízios certos para o tipo de piso do lugar. Os rodízios com banda de rolagem em “PU”, por exemplo, são os mais adequados para pisos frios, cerâmicos ou em madeira. Eles evitam riscos e causam pouco barulho. Já as salas com carpete ou tapete precisam de rodízios em nylon para que deslizem melhor.

Ergonomia da cadeira de escritório

Quando for escolher a sua cadeira de escritório, não esqueça de verificar a ergonomia. A peça deve oferecer regulagem de encosto, também conhecido por Back System, além do apoio à região lombar, chamado de Sistema Relax.

Durante o uso de computadores, a recomendação é que a sua coluna fique ereta. Então, a cadeira deve ter o apoio da lombar bem tracionado, tendo sua liberação apenas nos momentos de relaxamento, onde a inclinação é recomendada para a musculatura. Durante essa movimentação, somente a coluna deve ser inclinada, sem que você tenha que sair da cadeira.

As cadeiras com sistemas ergonômicos mais avançados são indicadas para os cargos de alto escalão da empresa, devido ao uso prolongado do móvel.

Outro item referente à ergonomia e que deve ser aplicado a todos os funcionários de uma empresa, é referente à altura da cadeira. O móvel deve permitir que os joelhos fiquem dobrados 90º com as solas dos pés encostadas no chão. Do mesmo modo, a dobra do joelho tem que ficar de dois a três dedos acima do assento e com as coxas totalmente apoiadas.

Dica: considere os apoios para antebraços. Eles devem ter regulagem de altura de modo que os antebraços fiquem 90º em relação aos braços e ombros.

Qualidade dos materiais

Preste bastante atenção nesse item: a qualidade dos materiais da cadeira de escritório. Como qualquer outro produto que estamos procurando, existem os modelos de boa e má qualidade. Às vezes, as aparências enganam – e como enganam.

Na hora da compra, observe a robustez dos elementos que compõem a cadeira, seu peso, espessura das chapas de metal e peça a garantia. Olhe se a base da cadeira possui nervuras de reforço na injeção plástica ou no alumínio. Pois, se não tiverem um tamanho que sugira estabilidade para o restante da cadeira, é sinal de que pode ceder facilmente quando você for usá-la.

O preço

É comum as pessoas escolherem a cadeira de escritório pelo preço. Entretanto, tão comum quanto à escolha, é o arrependimento. Optar pelos modelos mais baratos nem sempre garante vantagem, pois eles não costumam oferecer conforto e durabilidade prolongada. Uma boa cadeira de escritório dura muito mais tempo e lhe assegura bem-estar e economia de manutenção.

Para ficar seguro da sua compra, faça os testes ainda na loja. Sente na cadeira de escritório que você está “de olho”, permaneça nela por alguns instantes, mexa nas regulagens que ela oferece e simule condições do seu trabalho. Verifique a ergonomia e faça as perguntas necessárias ao vendedor.

O melhor jeito de encontrar a sua cadeira de escritório não é sair correndo atrás da mais barata. Perceba o custo-benefício dela, considerando conforto, bem-estar e ergonomia.