9 dicas rápidas para a sua decoração de sala!

Não sabe como decorar a sua sala? Tem dúvidas do que não pode faltar? Leia as nossas dicas sobre decoração de sala e saiba o que fazer.

A sala é local mais disputado e valorizado da nossa casa. Mesmo que cada cantinho do lar tenha um lugar em nosso coração, a sala de estar é o lugar onde passamos a maior parte do tempo. E como gostamos de deitar no sofá depois do trabalho e curtir um bom filme ou as nossas séries favoritas, não é mesmo?

Para deixar o ambiente mais gostoso e aconchegante, uma decoração de sala faz toda a diferença. Elementos bem escolhidos, de acordo com o seu gosto e o espaço disponível, são capazes de produzir a sala perfeita para os seus melhores dias em família, com os amigos ou até mesmo sozinho.

Decoração de sala

Tire um tempinho e leia as nove dicas especiais que preparamos pensando em você. Depois da leitura, não tem como errar na decoração de sala. Acompanhe até o final!

1. Escolha do sofá

Vamos começar pelo móvel mais famoso da sala, o sofá. Prefira um sofá macio e confortável, mas que respeite o espaço disponível. Sofás grandes em ambientes pequenos podem causar efeito contrário ao seu conforto.

Se mesmo assim o seu sofá não oferecer o conforto que você espera, inclua várias almofadas bem fofas e com estampas ou cores de acordo com o restante da decoração.

2. Equipamentos

Uma TV grande é o sonho de consumo de muita gente. Mas, tome cuidado, prefira um aparelho que esteja de acordo com o tamanho da sua sala. Além da decoração, você pode prejudicar a sua visão.

Os aparelhos de ar-condicionado também não devem ficar muito próximos das pessoas e nem disputarem a atenção com a sua decoração de sala. Fique atento (a).

3. Painel, rack ou estante

Você vai precisar de uma dessas peças para colocar a TV e outros objetos que desejar. Atualmente, os painéis vem conquistando espaço na decoração de sala. Muita gente o prefere pelo espaço reduzido que ele ocupa e por se tratar de um conceito moderno de decoração.

O rack também tem espaço nas casas, até mais do que a estante. Mesmo de tamanho menor, também consegue sustentar alguns objetos e ajudar a deixar a sala bem decorada.

4. Objetos pessoais e de decoração

Escolher objetos decorativos com design que combinem com a sua sala de estar é uma ótima decisão. Se o ambiente for moderno, objetos espelhados em vidros ficam lindos. Se for em estilo rústico, prefira objetos de madeira em tons mais escuros.

Uma decoração de sala em casa de família, pode contemplar painéis ou porta-retratos com fotografias de momentos marcantes das pessoas mais queridas da casa. Um (ou mais) quadro também não pode ser descartado.

5. Cortinas

Uma decoração de sala que se preze tem que ter uma cortina bonita. As cortinas de tecido deixam o ambiente lindo, mais aconchegante e acolhedor, bem do jeito que a sala de estar deve ser.

As cortinas também tem a função de “quebrar o gelo” dos vidros e da iluminação branca. Além disso, favorecem a sua privacidade.

6. Tapete

O tapete é outro item quase obrigatório quando o assunto é decoração de sala. Ele deve respeitar o tamanho da sua sala e, se for possível, acolher todos os móveis.

Escolha um tapete que proporcione conforto para os seus pés, sempre que você pisar nele. Busque uma cor neutra e que não roube o destaque do restante da decoração.

7. Mesa de centro

Tem quem as chame de “mesinha de centro”. Mas, a sua mesa de centro é um item importante na decoração de sala. A menos que você tenha uma sala minúscula, daí a história é outra.

Você deve incluir um objeto bonito em cima dela. Se quiser, também pode usá-la como aparador para copos ou pratos.

8. Aparadores

Um aparador bonito e que esteja em harmonia e equilíbrio com as cores dos demais móveis da sala, é uma ótima ideia. Além de deixar o ambiente mais sofisticado, pode organizar os seus livros, revistas e os objetos decorativos.

Os aparadores ficam muito bem acompanhados quando recebem esculturas de artes ou as fotografias mais especiais.

9. Cores

Prefira cores que combinem com a sua personalidade. No caso das paredes, cores neutras são as melhores alternativas, pois tornam o ambiente mais aconchegante e evitam que ele fique carregado.

Com as paredes em cores neutras, há maior liberdade para você escolher objetos decorativos com cores vibrantes. Ou ainda, dar um toque com alguns pequenos vasos de plantas.

Agora que você já sabe o que fazer na sua sala, que tal aprender a decorar o restante da casa? Leia os conteúdos do nosso blog e se torne um especialista no assunto!

Projeto: Mariana Stockler e Carolina Posanski, arquitetas
Foto cedida por: Revista Projeto & Cia