7 respostas para a dúvida: como decorar meus ambientes?

As respostas de como decorar meus ambientes estão nesse texto. Preparamos 7 passos que vão lhe ajudar a fazer a decoração dos seus sonhos. Continue a leitura!

Sabemos que você adora decoração de ambientes. E nós também gostamos muito de falar sobre esse tema tão legal e importante para o seu lar.

No texto, abordamos esse assunto com o intuito de tirar as suas principais dúvidas de como decorar os seus ambientes. Desde os primeiros passos até o que levar em consideração no momento da escolha dos elementos.

Com a leitura completa do conteúdo, você vai acertar em cheio na decoração dos seus ambientes. Acompanhe e descubra como decorar!

1. Saiba qual é o seu estilo

Para início de conversa, você precisa saber qual é o seu estilo preferido: estilo leve e moderno, que curte a mistura do clássico com o contemporâneo, se amarra no visual vintage ou acha inspirador usar móveis rústicos.

Definido isso, o primeiro passo de como decorar vai ser o seu ponto de partida para realizar um trabalho perfeito.

2. Conheça as medidas do seu espaço

Esse é um item muito importante na hora de planejar e escolher a sua decoração. Faça a medição de todos os ambientes que você pretende decorar. Anote as informações e as leve junto no dia em que for escolher os móveis e demais elementos para a decoração.

É importante que você tire as medidas das paredes e da parte de baixo da janela. Isso impede que aconteça algum erro referente à altura.

Dica: É importante tirar a medida do pé direito do ambiente para saber a altura que começa no chão e vai até o teto.

3. Livre-se do que não vai usar

Se você é daquelas pessoas que não se apega facilmente a objetos, vai encontrar facilidade por aqui. Mas, se você não curte esse lance do “desapega”, precisa repensar. Tem elementos que podem (e vão) combinar com a sua nova decoração. Por outro lado, existem objetos que devem estar fora de cogitação.

Por mais que você não queira, faça uma seleção dos objetos e fique somente com aqueles que podem ter alguma utilidade. E se, mesmo depois de escolher, você descobrir que não rola usar, a dica é fazer um bazar ou doar para alguém.

4. Faça um levantamento de quanto você tem para gastar

Esse item é básico, mas se não for levado a sério, pode frustrar o seu projeto de decoração. Leve em consideração decorar primeiro o cômodo que percebe ter a maior necessidade de mudanças. Em seguida, assim que o orçamento permitir, vá decorando os demais ambientes.

Mesmo que a decoração esteja dentro do seu orçamento e você possa decorar tudo, não deixe de pesquisar pelos melhores preços em produtos e serviços de mão de obra.

5. Visite lojas e stands de decoração

Aqui na internet, nós temos à disposição infinitas possibilidades de como decorar. No entanto, visitar algumas lojas ou stands em feiras do ramo também é muito positivo.

No local, você pode entender um pouco melhor de como vai ficar os seus ambientes e ainda encontrar boas inspirações. Se arrumar um tempinho, não deixe de fazer algumas visitas.

6. Faça um desenho

Seja lá qual for a sua habilidade em desenhar, produzir um layout do que você deseja vai te ajudar na hora de definir como decorar. Existe ainda, a opção de encontrar alguns tipos de softwares ou programas na internet para fazer isso.

No caso da contratação de um profissional, como arquiteto ou design de interiores, não há a necessidade de desenhar. Deixe esse trabalho com ele. Ah não ser que você também queria mostrar o seu desenho para ilustrar a sua ideia.

7. Saiba quanto tempo a obra vai durar

A expectativa para ver tudo prontinho é grande. Você precisa saber o tempo que a obra vai levar e se é necessária a mudança de moradia pelo período estipulado. Estabelecer um prazo de tempo também define um acordo de confiança entre você e os prestadores de serviços.

E mesmo que você mesmo coloque a “mão na massa”, estipular um tempo é importante para que as mudanças sigam um cronograma adequado.

Como decorar os seus ambientes: um toque extra

Tire uma foto de cada ambiente que será decorado. Com a imagem, além de você, mais pessoas poderão olhar e dar as suas opiniões.

Para encerrar, sugerimos que você continue acompanhando as tendências do mundo décor e se achar viável, mude seus ambientes. No entanto, jamais esqueça do seu conforto e bem-estar dentro de casa.

Quer saber mais sobre como decorar os seus ambientes? Temos certeza de que você vai ler muita coisa legal para deixar a sua casa linda e aconchegante, aqui no blog. Acompanhe!

Projeto: Fernanda Borio, arquiteta.
Foto cedida por: Revista Projeto & Cia