Qual revestimento de piso é indicado para aquecer a casa?

Locais mais frios pedem alternativas para reter o pouco calor que resta e o revestimento de piso quente pode ajudar. Conheça os mais indicados!

O local que você mora costuma ter um frio rigoroso? Saiba que existem alguns materiais específicos que você pode inserir em seu lar para deixar a temperatura mais amena. Um deles é o revestimento de piso com efeito térmico.

Pisar no chão sem meia no frio e não congelar o pé parece um sonho, não é mesmo? Afinal, quem não quer ter um revestimento de piso “quentinho” em casa? A boa notícia é que existem algumas opções que dão um ar mais confortável para o seu lar e uma sensação de “calor” nas estações mais frias.

Quer saber quais são os melhores revestimentos para isso e quais mais se adequam ao seu lar? Continue a leitura e descubra agora mesmo!

O que são revestimentos de piso quentes?

O revestimento que não for um bom condutor de calor é chamado de piso quente. Isso quer dizer que ele é um material que permite uma baixa passagem de calor, retendo-o na superfície e equilibrando a temperatura do chão e do ambiente.

Esse tipo de revestimento é o mais indicado para locais frios, porque proporciona mais comodidade, conforto e resistência para o chão, tendo em vista que pisos quentes são mais maleáveis, portanto, resistem mais a mudanças de temperatura.

Para quais ambientes os revestimentos de piso quentes são indicados?

São indicados para ambientes mais quentes. Como eles retém o calor em sua superfície, em um local submetido a um calor intenso, o piso quente irá potencializar as altas temperaturas, superaquecendo tanto o piso, quanto o ar e o ambiente. Conheça a seguir quais são as opções de pisos quentes!

1. Revestimento amadeirado

A madeira natural é o material mais indicado. Isso porque, ela é um isolante, resistente e é bastante agradável, o que faz dela ideal para a temporada mais gelada. Além dessas características, ele também é um piso muito bonito, disponível em várias cores e texturas da madeira natural, que combina muito com vários estilos de decoração, como o retrô, rústico e escandinavo.

Qual revestimento de piso é indicado para aquecer a casa?

Fonte: Pinterest

2. Piso laminado

Os laminados também são pisos quentes próprios para ambientes frios. Existem dois tipos: o de madeira maciça e o composto por partículas de madeira compensada (HDF), ambos disponíveis em modelos para um alto e baixo tráfego. Além de possuírem uma estética agradável, assim como o revestimento amadeirado, combinam com vários estilos de decoração.

Qual revestimento de piso é indicado para aquecer a casa?

Fonte: Pinterest

3. Pisos térmicos

Existem também os revestimentos adicionais, para deixar o piso ainda mais térmico, como é o caso das mantas de polietileno. Essa manta é uma camada que fica abaixo do piso original, seja ele laminado, amadeirado ou assoalho, que reduz ainda mais a condução de calor, retendo-o na superfície. Além disso, eles proporcionam mais firmeza e resistência para o revestimento escolhido para o chão.

Qual revestimento de piso é indicado para aquecer a casa?

Fonte: Feedx Club

4. Assoalho

Esses são os famosos tacos de madeira, que são encaixados no chão. Eles possuem uma particularidade de ficarem muito firmes pelo modo que são calçados, favorecendo muito a retenção de calor para o piso. Além disso, seus tacos estão disponíveis em tamanhos pequenos e também um pouco maiores. Confira um exemplo:

Qual revestimento de piso é indicado para aquecer a casa?

Fonte: Pinterest

5. Carpetes

Os carpetes também são uma espécie de manta, feita de tecidos sintéticos, que são aplicados por cima do piso normal. Eles são indicados para quando você quer que seu revestimento frio se torne um piso quente, mas não deseja mudar o piso completamente. Além de ajudarem a reter o calor, eles também são antiderrapantes e maleáveis.

Qual revestimento de piso é indicado para aquecer a casa?

Fonte: Pinterest

Dica extra: cuidado com alguns ambientes

Por mais que os pisos quentes sejam ótimas opções para regiões mais frias, há alguns cômodos da casa nos quais eles não são apropriados, como por exemplo, o banheiro e a cozinha. Isso acontece porque esses revestimentos não são resistentes à água e umidade, e nesse sentido, não durariam muito tempo.

Fique atento também para a parte externa. As únicas madeiras que são apropriadas para revestir o chão de uma área ao ar livre são as espécies próprias para isso (que não atraem fungos, cupins e não se deterioram), entre as espécies, podemos destacar: o ipê, pau amarelo e eucalipto. Ainda assim, é necessário que elas passem por um tratamento para serem próprias para esses ambientes.

 

E então, já tem uma ideia de qual o piso ideal para as condições climáticas que seu lar está submetido? Para a área externa da sua casa, o porcelanato é ideal! Descubra como escolher este material e tenha sucesso na sua obra.