Reforma hidráulica

Uma reforma hidráulica exige muito cuidado! Afinal, muitos outros itens da casa vão receber intervenção para reformar a parte hidráulica. Veja os erros!

Obra é sinal de mudança e também de que você vai passar por um período que exige bastante atenção. No caso de uma reforma hidráulica, como nem todas as pessoas são experts no assunto, o acompanhamento dos serviços deve ser ainda mais de perto.

Para evitar dores de cabeça na hora da reforma hidráulica ou logo depois dela, é necessário deixar os erros — que você vai ler a seguir, bem longe da sua obra. Saiba quais são eles!

1. Beleza não é tudo na reforma hidráulica

É claro que você adoraria comprar as louças e torneiras mais bonitas que pudesse. Isso não é exatamente um erro da reforma hidráulica. No entanto, se importar apenas com a beleza das peças e não fazer a instalação correta é o que acontece em muitas obras que geram problemas.

O importante é contar com o apoio de um profissional qualificado do início ao fim da reforma hidráulica, e isso envolve também o processo de escolha dos materiais. Por exemplo, do que adianta comprar uma ducha supermoderna com aquecimento solar ou a gás, sem saber a altura da caixa d’água até o ponto da instalação? Você precisa dessa e de outras informações para definir a compra.

2. Falar para o encanador apenas sobre os pontos de água e não verificar como será a instalação dos tubos

Tubulações mal feitas representam as maiores causas de água fria, sabia? Como a má qualidade do material fica “escondida” entre os canos que estão embutidos nas paredes, é fácil para que um trabalho ruim seja disfarçado por um certo tempo. O problema é que você acaba tendo que quebrar paredes muito mais cedo do que imaginava.

É indispensável que você compre conexões adequadas e não permita que o encanador faça a instalação de tubos de água fria e faça dobras por meio de fogo ou derreta o material.

3. Um registro para a casa inteira? Jamais!

Use um registro para cada ambiente onde houver ponto de água — cozinha, banheiro, lavanderia, etc. Deste modo, caso aconteça algum problema, você precisa fechar apenas o registro do local afetado, sem que a casa inteira fique sem o abastecimento de água.

4. Armazenar os tubos e conexões em qualquer canto da obra

Tem gente que costuma armazenar tubos e conexões de qualquer jeito quando está realizando uma obra. Saiba que os tubos devem ser guardados na posição horizontal. Já as conexões devem ficar em sacos ou caixas.

O material da sua reforma hidráulica precisa ser armazenado em local com sombra, evitando assim que os raios solares o danifique.

5. Medir errado os espaços para a definição dos pontos de água

Isso acontece muito em lavatórios e privadas. Na hora de medir, tem gente que acaba esquecendo que é necessário deixar um espaço para o uso da pia e do vaso sanitário, além de manter o espaço para a porta não bater. Acabam se importando apenas com a louça. O ideal é deixar pelo menos 20 cm livres de cada uma das laterais do vaso sanitário.

6. Fechar a parede antes de testar o encanamento e instalar as louças sem fazer testes

“E lá vamos nós de novo”: quebrar paredes logo depois de ter feito a reforma hidráulica. Exija que o encanador faça um teste adequado para verificar se há algum vazamento na obra. Faça isso antes de fechar a parede, instalar torneiras, privadas e os chuveiros.

7. Não ter uma plano de instalação hidráulica depois de fazer uma obra

Nem todo mundo está atento ou sabe que é muito importante ter um plano de instalação hidráulica depois da obra. Na hora de fazer reparos, mudar a decoração ou reformar o banheiro, não saber onde estão os canos é um problema. Imagine ter que procurar a passagem dos canos! Sem contar que você pode ter feito uma decoração maravilhosa na cozinha com o revestimento mais bonito da loja, e não saber nem onde estão os pontos de água para instalar um filtro de água ou outro aparelho. Muito ruim, não é mesmo?

 

Ficar atento a esses erros no momento da reforma hidráulica vai garantir uma obra tranquila. Além disso, você fica sossegado por muitos anos, sem ter de ficar quebrando paredes pela casa toda.

Aqui no Núcleo Home temos a empresa parceira ideal para a sua obra hidráulica, a Gavasso Materiais Hidráulicos oferece produtos e serviços de qualidade, conheça mais aqui e saiba como ela pode lhe ajudar e atender suas necessidades.