Porta laqueada: como manter a beleza seguindo alguns cuidados

A porta laqueada é um acabamento que assegura qualidade e muita beleza para qualquer ambiente. Saiba como conservá-la seguindo algumas dicas!

A porta laqueada é linda, com aquela pintura em efeito brilhante ou fosco, na cor branca ou colorida. O efeito que este tipo de porta dá aos ambientes é bem sofisticado. Além de linda, ela acaba sendo frágil e é facilmente riscada ou lascada, dependendo do atrito.

Por isso, a porta laqueada requer alguns cuidados! Seguindo medidas simples você não vai deixar de ter uma porta linda e bem conservada. Confira agora mesmo minhas dicas para cuidar bem da sua.

Afinal, o que é a pintura em laca?

A laca possui alguns diferenciais, por isso, eventualmente ela se torna mais cara. O móvel ou abertura que recebe essa pintura passa por uma preparação que funciona mais ou menos assim: é aplicada uma massa para uniformizar a superfície dos móveis, painéis e portas fabricados em MDF cru, que a seguir serão laqueados.

Após esse processo, o objeto é lixado e em seguida é aplicado uma base, chamada de primer. Esse processo serve para selar, agindo para fechar os poros do MDF, dando mais aderência para a tinta. A tinta só será aplicada após a peça estar devidamente preparada.

Outro diferencial da pintura em laca é que, tanto o primer quanto a tinta serão aplicados com uma pistola, o que uniformiza sua textura, deixando a peça lisa. A base da sua tinta normalmente é de nitrocelulose ou poliuretano, materiais mais resistentes e que não desbotam ou amarelam.

Além disso, existem três tipos de acabamento para essa pintura: acetinado, alto brilho e microtextura. Todos de alta qualidade, perceptível ao toque. Confira a seguir os cuidados que você precisa ter para manter sua porta laqueada sempre bonita.

1. Limpeza adequada

Uma vez por semana é necessário tirar o pó de sua porta laqueada, removendo a poeira e sujeira que estiver presente nela. O mais indicado para fazer isso, é passar somente um pano úmido.

Eventualmente você pode limpar sua porta laqueada utilizando uma colher de sabão de coco líquido ou então detergente neutro dissolvido em meio litro de água. Coloque essa solução em um borrifador e para auxiliar a limpeza use um pano úmido com água. Lembre-se de não aplicar o produto diretamente na porta. Prefira aplicar primeiro no pano, para evitar manchas.

Para finalizar, o indicado é que você passe um pano bem torcido, levemente úmido para remover os resíduos que sobrarem.

2. Pequenos cuidados

O ideal é evitar batidas, arranhões, riscos, derramar líquidos, como cera, e outros materiais que mancham, pois a pintura de uma porta laqueada costuma ser delicada e esses danos podem ser reversíveis somente com uma nova pintura.

A porta laqueada não vai amarelar ou perder sua cor com o passar do tempo, mas continua sendo de suma importância mantê-la limpa, de acordo com os passos que mencionei anteriormente.

Também é necessário evitar expor sua porta laqueada à umidade, chuva ou sol. Essas condições desgastam o seu material e pintura, deteriorando a peça e abreviando sua vida útil.

3. Evite contato o sol

Por possuir os raios ultravioleta, o excesso de luz natural pode danificar precocemente tanto a superfície da porta, quanto o seu material, podendo empenar, desbotar e até rachar a madeira.

Isso não acontece somente com as peças expostas diretamente “ao tempo”. O desgaste é perceptível mesmo nos móveis, painéis ou portas abrigados dentro de casa, uma vez que sua exposição à luz solar é constante.

Caso sua porta seja danificada pela luz do sol, tenho uma boa notícia: você não precisa se apavorar. É possível lixar a sua superfície e aplicar resina para amenizar o dano. Além disso, também há como realizar uma nova pintura, revitalizando a peça danificada.

Dica ideal para uma porta laqueada linda: cuide diariamente

O ideal para preservar qualquer objeto, é cuidando diariamente e não esperando que estrague, por isso, dê o tratamento adequado e tome os cuidados que indiquei aqui. Grande parte do segredo para fazer móveis ou demais peças se conservarem é tomando os cuidados necessários para isso, de maneira preventiva. E com a porta laqueada não é diferente!

E então, pronto para tomar os cuidados necessários com a sua porta laqueada? Aprenda também a escolher o puxador e fechadura ideal para a sua porta!