Luminária para cozinha

Chegou a hora de escolher a luminária para cozinha! Importante para a decoração e segurança no ambiente, esse elemento tem suas peculiaridades. Leia as dicas!

Escolher a luminária para cozinha pede atenção para alguns detalhes bem importantes! Os fatores vão além da beleza, que também importa, e chegam à praticidade, resistência, boa iluminação, segurança, entre outras questões.

A decisão da luminária para cozinha depende ainda da necessidade que você encontra nesse ambiente da casa, do objetivo do projeto e qual será o estilo da decoração.

Então, antes de optar pelo modelo que vai fazer parte da sua cozinha, preste atenção nas nossas 5 dicas. Confira!

1. Cozinha bem iluminada

A cozinha é um ambiente que precisa de boa iluminação, portanto, luminárias que não atendam a esse quesito devem ficar de fora da sua lista de opções. Por questões até mesmo de segurança, para evitar acidentes e preparar os alimentos de maneira 100% higiênica, a luminária para cozinha desempenha um papel fundamental.

No caso de uma cozinha pequena, a boa iluminação favorece à sensação de amplitude. Além disso, as cores claras ajudam a expandir a luz de maneira mais próxima do natural, provocando um aconchego muito interessante.

Luminária para cozinha

2. Luminária fluorescente: uma boa escolha

Na hora de escolher a luminária para cozinha, inclua a opção fluorescente. Peças deste modelo centradas no local onde você prepara os alimentos são uma ótima pedida. Cozinhas compactas com menos de 30 metros quadrados, por exemplo, necessitam de ao menos duas luminárias fluorescentes.

Por outro lado, se a sua cozinha tiver até 80 metros quadrados, inclua uma iluminação suplementar com pendentes de acordo com o restante da decoração. Fica show!

Luminária para cozinha

3. Luminária para cozinha embutida

Os modelos de luminária para cozinha embutidos no teto estão em alta e acrescentam sofisticação ao ambiente. No entanto, é preciso reforçar a iluminação na sua totalidade. Use pendentes sobre a bancada ou na ilha para uma iluminação mais direcionada.

Além da luminária embutida no teto, é possível acoplar algumas luminárias à parede. Elas servem como reforço de luz e pedem os mesmos cuidados que os modelos de embutir ao teto.

Luminária para cozinha

4. Luminária para cozinha de trilho

A luminária para cozinha de trilho apresenta algumas vantagens para este ambiente tão frequentado. Os vários pontos de luz que se movem e facilitam o deslocamento da iluminação são exemplos claros disso. Com ela, é possível trocar o foco da luminosidade tranquilamente.

Luminária para cozinha

5. Luminária para cozinha: as lâmpadas

Tão importante quanto a escolha do modelo de luminária para cozinha, as lâmpadas garantem a sensação mais próxima do natural “lá de fora”. Ao escolher uma luminária, lembre-se de verificar sobre a versatilidade quanto ao recebimento das lâmpadas.

Os modelos de lâmpadas IRC, extremamente fiéis à reprodução das cores do espaço, são bastante indicados. O reconhecimento das tonalidades da sua decoração, a segurança por iluminarem muito bem o local e ainda evitar o cansaço da visão são características positivas desses modelos de lâmpadas.

 

Na hora de escolher a sua luminária para cozinha, lembre-se das dicas que você acabou de ler. Leve em conta ainda a decoração do cômodo. Afinal, todos os elementos de uma cozinha bem decorada devem “conversar” entre si.

As inúmeras opções no mercado apontam para ambientes cada vez mais criativos e bem iluminados. Basta que você escolha de acordo com o seu gosto e tenha a segurança de ter acertado na luminária para cozinha.

 

Se você quer saber mais sobre luminárias, conheça a Vila Luna, empresa associada ao Núcleo Home que trabalha com toda linha de iluminação decorativa e procura valorizar a arquitetura do seu ambiente oferecendo conforto, qualidade e beleza. Conheça aqui mais sobre a empresa e suas luminárias.