Como escolher a cor ideal para a pintura de quarto?

A pintura de quarto é um dos principais elementos para deixá-lo agradável aos olhos. Mas, como escolhê-la sem arrependimentos? Aprenda a seguir!

É claro que a pintura de quarto precisa ser do gosto de quem vai usar o cômodo, mas é necessário seguir alguns critérios, levando em consideração se este ambiente será compartilhado e usado por quem, crianças ou ainda hóspedes.

Além disso, há os demais elementos decorativos do quarto, que precisam combinar com a pintura de parede, e ainda as sensações transmitidas por cada cor. Diante de todos esses critérios, como acertar na escolha da pintura de quarto?

Pensando em todas essas dúvidas, elaborei um “guia para pintura de quarto”, confira agora mesmo!

De quem é o quarto?

Casal? Criança? Hóspede? De acordo com o quarto há diferentes estilos e direcionamentos que você pode dar para a cor. Então, procure elencar pela utilidade do quarto: será para as crianças, para você ou para as visitas?

Claro que as escolhas sempre serão mais pessoais, mas é necessário analisar também outros pontos, como o estilo da decoração, os elementos presentes no ambiente e como a cor se comporta em meio a tudo isso. Pensando em lhe ajudar nessa fase do seu projeto, elenquei dicas com as cores mais indicadas para cada caso, confira a seguir.

O que cada cor significa?

Antes de sair escolhendo a cor para a pintura de quarto, é interessante conhecer o que cada uma significa. Por isso, elenquei as principais e vou contar para você o que elas significam:

  • Laranja: significa fartura e estimula a energia e a criatividade;
  • Amarelo: essa cor remete a alegria, prosperidade e transmite uma sensação de aconchego e conforto;
  • Vermelho: significa paixão e intensidade, mas em excesso pode carregar muito o ambiente, por isso, o recomendado é utilizá-la para somente uma parede ou para algum detalhe exposto nela, como uma faixa de papel de parede ou algum desenho pintado;
  • Verde: significa natureza, perspectiva e esperança;
  • Azul: é uma cor que transmite tranquilidade e estimula a intuição. É considerada muito como calmante e traz uma sensação de frescor nos dias mais quentes;
  • Lilás: cor mística, que acorda para a inteligência, utilizada para transmitir serenidade ao cômodo;
  • Cores neutras: compreendem o branco, preto e escalas de cinza, trazendo como subtons cores como bege, marrom, entre outras. Elas possuem uma baixa intensidade, reflexo e energia. Por isso, o mais indicado é utilizar essas cores como um complemento, ou acompanhá-las com um papel de parede.

Cores para o quarto do casal

Não existem cores “proibidas” para este ambiente. Apesar de cores sóbrias e neutras serem as mais indicadas, há uma variedade de tons que podem ser utilizados. O único cuidado que você precisa ter é o de não utilizar uma variedade muito grande de cores que contrastem muito, nem algo que seja muito chamativo e possa enjoar com o tempo. Confira alguns exemplos para você se inspirar:

Como escolher a cor ideal para a pintura de quarto?

Fonte: Pinterest

Cores para o quarto das crianças

As crianças são mais suscetíveis às influências do ambiente, por isso, é importante que essa escolha seja feita de maneira mais minuciosa, principalmente quando se trata de uma criança mais nova.

Se for o caso de um bebê, prefira tons mais claros, cortinas mais delicadas e papéis de parede menos carregados. Se a criança for maior, dá para investir em mais alguns elementos. Ótimas opções de cores para ambos são o azul bebê, rosa bebê, lilás claro, amarelinho, verde claro ou ainda o bege.

Na medida que a criança vai crescendo, fica mais fácil ir adaptando o ambiente conforme sua personalidade. Abaixo estão algumas inspirações para você!

Como escolher a cor ideal para a pintura de quarto?

Fonte: Pinterest

Pintura de quarto para hóspedes

Como é um ambiente geralmente pouco explorado, a pintura de quarto para hóspedes pode ser um pouco mais ousada. Não é sempre que você tem visitas, não é mesmo? E ainda quando tem, é muito provável que sejam diferentes uma das outras, tornando muito mais difícil enjoar de cores mais alegres.

Como escolher a cor ideal para a pintura de quarto?

Fonte: Pinterest

É possível trabalhar com paredes em tons mais neutros e destacar uma parede com uma cor mais alegre, ou mesclar uma tinta colorida com um papel de parede discreto e ainda contrastar a pintura de quarto com os objetos decorativos do local. A arte é sua, inspire-se com esses exemplos:

E então, já sabe quais são as cores que mais encaixam com os quartos do seu projeto? Espero que essas dicas tenham lhe auxiliado nessa escolha. Aprenda também como escolher o lustre ideal para quarto clicando aqui!

Ainda possui dúvidas ou gostaria de ainda mais informações sobre a pintura de quarto? Agende uma consultoria gratuita clicando aqui!