Como escolher puxadores e fechaduras?

Chegou a hora de escolher os puxadores e fechaduras. Para lhe ajudar nessa fase tão importante de uma construção ou reforma, elaboramos um conteúdo especial.

Você tem que concordar: foi-se o tempo em que puxadores e fechaduras eram meramente funcionais. Atualmente, essas peças ajudam a reforçar o estilo dos ambientes onde são empregadas e possibilitam uma composição mais bonita.

Escolher puxadores e fechaduras virou uma missão mais difícil do que era antes. Definitivamente, opções não faltam para deixar sua casa de acordo com as suas necessidades e os seus gostos. Os modelos são maravilhosos e encantam os olhares mais exigentes.

Na sequência, você vai tirar as suas dúvidas sobre como escolher puxadores e fechaduras. Continue lendo!

Puxadores e fechaduras

Parece óbvio, mas muita gente ainda confunde o que são puxadores e fechaduras. Então, antes de partirmos para a escolha, explicaremos de maneira breve, as definições de cada uma.

Puxadores

Os puxadores são peças que foram pensadas para facilitar o momento de abrir portas. Por não estarem ligadas às fechaduras, podem ser produzidas nos mais diferentes formatos e têm grande valor estético.

Essas peças costumam ser bastante empregadas em portas de correr e portas pivotantes. Ficam especialmente bem em ambientes externos, deixando portas e fachadas muito mais charmosas.

Fechaduras

As fechaduras são consideradas itens de segurança para as portas e, por isso, tendem a ser um pouco mais complexas. Tudo depende das necessidades do ambiente em questão.

Muitas fechaduras são acompanhadas por maçanetas e, portanto, não precisam de puxadores. O nível de durabilidade delas depende do sistema de molas adotado e do modo como serão usadas.

Puxadores e fechaduras para portas internas

Puxadores e fechaduras de ambientes internos precisam formar um conjunto. Então, é importante escolher peças que tenham pelo menos uma característica em comum, como modelo, cor ou acabamento.

A escolha dos melhores itens também depende de outros aspectos, como a região onde a casa está localizada, a frequência com que serão usados e, principalmente, as características do cômodo onde serão instalados. Casas localizadas no litoral, por exemplo, exigem mais cuidados. Nesses casos, a preferência deve ser pelas fechaduras produzidas ou revestidas em inox, que são mais resistentes à ação da maresia.

Basicamente, as fechaduras são divididas em três categorias que levam em consideração a frequência de uso dessas peças: alto, médio e baixo tráfego. Escolha as da sua casa de acordo com a rotina dos moradores e com os ambientes, como explicaremos a seguir:

Quarto

As fechaduras com chave no lado de dentro/fora contam com um sistema de fechamento que permite a sua abertura pelos dois lados e ainda oferecem a privacidade necessária. Por isso, é a melhor opção para você instalar nos quartos e outros ambientes internos da residência.

Cozinha

A cozinha é um dos poucos ambientes da casa que dispensa a privacidade. Nossa dica é deixar as fechaduras tradicionais de lado e instalar um puxador diferenciado. Entretanto, não se deve esquecer que o estilo decorativo da cozinha deve ser levado em consideração.

Se a proposta é ter um cômodo minimalista para evitar a bagunça típica do dia a dia, é interessante que a peça também siga essa linha. Dependendo das características e do uso da cozinha, dê preferência a puxadores que sejam fabricados em materiais resistentes a água, gordura e químicos.

Banheiro

Por questões de segurança, é interessante que a porta do seu banheiro conte com um sistema de fechadura que permita que ela seja aberta dos dois lados. Assim, se alguém ficar trancado ou passar mal será possível abrir a porta pelo lado de fora com o auxílio de uma chave de fenda, por exemplo. Ninguém merece ficar trancado, certo?

Puxadores e fechaduras para portas externas

Nós sabemos que um puxador pode deixar a fachada de uma casa mais bonita. Contudo, é preciso ter atenção redobrada na escolha da fechadura, já que é essa peça que dá segurança ao imóvel. Os graus de segurança das fechaduras são divididos em cinco e estão indicados nas embalagens desses produtos: leve, baixo, médio, alto e máximo. Em portas externas, dê preferência aos dois últimos, que podem evitar arrombamentos.

Fechaduras auxiliares ainda ajudam a reforçar a segurança das principais. Lembre-se que três aspectos dificultam a ação de criminosos: tempo necessário, barulho produzido e equipamentos exigidos para abrir a porta. Além disso, considere os modelos de chave adequado para a sua casa.

Então, o que achou do conteúdo de hoje? Esperamos que você faça a melhor escolha de puxadores e fechaduras! Por isso, lhe indicamos a Formatto, empresa associada ao Núcleo Home e que oferece o que há de melhor em puxadores e fechaduras para aqueles que querem deixar suas casas mais bonitas sem abrir mão de quesitos como qualidade e segurança. Acesse já o site da Formatto, você pode realizar as suas compras de forma on-line.