Casa contemporânea

Você sabe quais são as características de uma casa contemporânea? Descubra agora e saiba como decorar.

A casa contemporânea é aquele lar que segue como base um estilo moderno, incluindo toques ousados, irreverentes ou artísticos para compor a decoração. É o tipo de décor que recebe tons neutros, texturas e “movimentos” nos móveis e em objetos decorativos ou até mesmo nas paredes.

Pode-se dizer que a decoração contemporânea é um estilo que aproxima o minimalista e o moderno! Os detalhes culturais e pessoais dos proprietários do imóvel é que traduzem essa linha tênue entre esses dois estilos.

Se identificou com a casa contemporânea? Então, a partir da leitura deste conteúdo você vai aprender como decorar a casa contemporânea. São dicas valiosas para você aproveitar!

Materiais para a casa contemporânea

Imagine uma decoração que consegue unir várias formas, cores e objetos! Essa decoração atende pelo nome de contemporânea. Ela pode ser vista em tapetes com formas geométricas, na parede com textura em 3D, luminárias e pendentes ou mesmo em abajures. Do mesmo modo, aparecem em elementos personalizados que chamam a atenção em um ambiente.

A casa contemporânea tem o poder de misturar o novo com algo que já conhecemos. Os móveis tem uma pegada mais simples, no entanto, irreverente. A praticidade também é uma característica marcante, tendo em vista que as pessoas buscam cada vez mais coisas que facilitem a vida.

Entre os materiais mais utilizados, destacamos o mármore, a madeira, couro, algodão, acrílico e os objetos cromados. As linhas geralmente refletem uma mistura de retas, sinuosas e curvas. Além disso, o design corresponde às mobílias largas e lisas, espaçosas, confortáveis e mais próximas do chão.

Na decoração contemporânea, vale utilizar cimento, concreto, vidro e metal. Fica muito legal!

A paleta de cores da casa contemporânea

“Tons neutros é que dão o tom” da paletas de cores na casa contemporânea! Atenções voltadas ao bege, cinza e marrom. Se quiser, pode usar também os tradicionais preto e branco para a composição de ambientes bem bacanas. Ou ainda, pode aliar à aplicação de cores fortes, como amarelo, laranja ou roxo. Vermelho? É permitido, mas com cuidado para não exagerar!

Essas cores podem estar presentes em todos os ambientes, móveis, peças decorativas ou nos revestimentos. Vale ficar atento às tendências de cores para misturar o atual com o vintage.

Decorando a casa contemporânea

Comece pela sua personalidade! Faça uso de móveis antigos que estão na sua casa ou de peças vintage com móveis novos e modernos. O resultado será mais conforto e a sensação de acolhimento total.

Observe o espaço disponível para que o contemporâneo possa entrar na sua casa. Aliás, o contemporâneo pede espaço entre as peças e os ambientes, destacando o visual e a circulação no ambiente. Espelhos, por exemplo, dão a sensação de amplitude e profundidade.

Outra peça fundamental na casa contemporânea é o tapete! Os modelos com forma geométricas ou aqueles que incrementam a neutralidade do contemporâneo são bem indicados. A casa contemporânea deve ainda valorizar a luz natural por meio de paredes de vidro, janelas grandes, clara boias, etc. Com a transparência de alguns ambientes, você alcança o toque moderno necessário e, com uma iluminação pontual destacada.

Aposte em elementos-chave para a decoração da sua casa contemporânea. E não esqueça misturar o sofá, bancadas e banquetas, pendentes, entre outras peças, ao moderno e artístico.

 

A casa contemporânea é o estilo certo para quem adora o moderno, sem deixar de lado peças que já estão em uso, seja pelo gosto pessoal ou que represente algum sentimento. Portanto, se você acabou se identificando no decorrer da leitura, vá em frente com o seu décor.